WHAT'S NEW?
Loading...

O café ajuda e emagrecer e tem ação antioxidante, conheça a seguir seus benefícios.

A bebida é considerada como um excelente estimulante, melhorando o desempenho na prática de exercícios físicos além de proteger o sistema respiratório. Saiba mais a respeito desta que é uma das bebidas mais consumidas no mundo.

O consumo moderado do café gera uma série de benefícios para a saúde, esta é uma bebida que conta com um efeito termogênico e ajuda assim a perda de peso. Outra particularidade da bebida é que ela possui uma ação estimulante, ajudando a diminuir as dores de cabeça.
O café, além de tudo isto previne algumas doenças de cunho nerodegenerativo, como por exemplo a doença de Parkinson, Alzheimer, e também o diabetes do tipo 2. Ente outros benefícios está auxiliar no sistema respiratório, e se associa a um menor risco de desenvolver o câncer.
Conheça os nutrientes do café
O café tem um destaque devido a suas boas quantidades de cafeína. Esta é uma substância muito importante pois conta com um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e é associado a toda a melhora do estado de alerta, bem como na capacidade de aprendizagem e resistência aos esforços físicos. A cafeína ainda contribui para a perda do peso.
Esta é uma bebida bastante interessante, que possui outras substâncias benéficas, dentre elas os ácidos clorogênicos que são responsáveis pelas atividades antioxidantes do café. Este é um tipo de ação que deverá inibir e reduzir os riscos de doenças de coração e outras doenças de ordem inflamatória e prolongada.
O café ainda possui um grande potencial de atividades antibacterianas, antivirais e anti hipertensiva. Saiba que a niacina é uma vitamina do complexo B e está presente nesta bebida. Todas as vitaminas de complexo B estão associadas a um bom funcionamento do sistema nervoso.
O que uma xícara de café filtrado possui?

Uma xícara de café filtrado possui um equivalente de 3 kcal apenas, além de 1,5 mg de cálcio, 3 mg de magnésio, 39 mg de potássio, 500 mg de ácido clorogênico e 100 mg de cafeína. Por isso o café se torna uma bebida extremamente interessante e estimulante, ótima para a saúde e que deve ser consumida todos os dias sem excessos.

O Brasil deverá ser em breve o principal mercado de Dolce Gusto do mundo

Saiba que o Brasil é o sexto maior mercado de bebidas em cápsulas de Nescafé Dolce Gusto no mundo, mas em breve isto poderá mudar, e em menos de dez anos, o Brasil se tornará o principal mercado. Recentemente a empresa lançou a pedra fundamental da primeira fábrica da marca fora da Europa em Montes Claros MG. Saiba que o Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor de café do mundo.
Quais são as novidades da Nestlé para o Brasil
Em muito breve a Nestlé deverá investir mais de R$ 200 milhões na instalação de uma empresa que vai abastecer todo o mercado doméstico e a América Latina. A Fábrica deverá ser construída em uma área de 9,7 mil metros quadrados, ao lado de uma unidade da empresa que fabrica leite condensado. A Nestlé atualmente possui 31 unidades fabris em todo o país.
Conheça um pouco mais sobre o mercado da marca
A Dolce Gusto foi lançada no ano de 2006 e é uma das marcas da Nestlé de maior representatividade em vendas globais atualmente, valendo 1 bilhão de francos suíços. No Brasil a marca chegou no ano de 2009 e a construção de uma fábrica no país mostra a capacidade que o Brasil possui para gerenciar esta tecnologia de ponta.
Os mercados de café em doses individuais crescem 46% ao ano. E a Dolce Gusto é a grande líder de mercado, a marca atualmente vem investindo em cápsulas de chás quentes e frios, cappuccinos e chocolates.
O sistema Nespresso também vem cada vez com números melhores no Brasil, são marcas que se complementam e que não competem uma com a outra. De acordo com os executivos da marca, se houver a necessidade de investir neste mercado, haverá cada vez mais um investimento.
Todo o crescimento de mercado orgânico exclui o impacto das variações cambiais, aquisições e também as alienações de mercado. Para se ter ideia, em outubro do ano passado no Brasil houve uma expansão orgânica de café que superou os 5% o que é muito animador para a marca.


Nespresso é um café sustentável?

Muitas pessoas se preocupam de onde vem o café que estão bebendo, e para onde vai a cápsula que é utilizada. Levando isto em conta, a Nespresso sim, se preocupa e muito.
Desde a sua origem dos grãos de café, passando por um tipo de eficiência das máquinas existentes terminando no processo de recolha das cápsulas. Saiba que a Nespresso cada vez mais vem fazendo esforços para diminuir os seus danos ao meio ambiente, e está dando certo.
Conheça o programa da Nespresso Ecolaboration
Este é um recurso existente para a Nespresso se tornar uma empresa mais sustentável possível, uma colaboração estreita entre os agricultores e organização de certificação ambiental e social.
A partir disto temos grãos de café de grande qualidade, e comprados a produtores que respeitam todo o ambiente e os direitos dos agricultores inclusive.
As cápsulas são fabricadas em alumínio, o melhor material que está disponível atualmente para produzir e proteger o café de vários fatores, dentre eles o oxigênio e a luz solar que podem inclusive comprometer o sabor e a qualidade do produto.
O alumínio é um material reciclável.
Depois de utilização contínua manter todas as propriedades determinadas, acaba tornando possível que exista a sua reciclagem, com isto pode-se transformar o mesmo em novos produtos. Por ser muito leve, a utilização do alumínio nesta fabricação permite a marca trabalhar de forma sustentável ao meio ambiente.
Toda a análise realizada sobre o ciclo de vida do Nespresso é uma ferramenta de cunho científico que permite determinar os impactos de ordem ambiental de todas as fases da vida de um produto específico, desde a produção, bem como a sua utilização e a sua rejeição. Para o caso do café é possível se analisar desde uma produção de grãos no campo até a xícara de café.
Estudos realizados sobre o ciclo de vida do café Nespresso chegam a uma conclusão de que os fatores de impacto ambiental acontecem na utilização de máquinas, no cultivo de café e a produção e reciclagem das cápsulas.
Por isso um dos grandes objetivos da máquina é se tornar cada vez mais sustentável e mais eficiente no que diz respeito a reciclagem.


Melhores cafés do mundo

O café é uma das bebidas mais apreciadas de todo o mundo,tanto que há países no mundo que são especialistas em fabricar um tipo de café e o Brasil é um destes países, que exporta os melhores grãos para diversos países do mundo e abaixo uma breve lista destes países, que se destacam pelo plantio de uma qualidade desta bebida, que é uma das mais populares de todo o mundo

      Panamá: este é um dos países que produz um dos cafés mais diferentes de todo o mundo, pois os seus grãos de destacam por terem um aroma com bastante destaque, bem frutado e tonificado.
      Iêmen: este país trabalha com o café Mocha, cujo sabor lembra um dos doces mais adorados de todo o mundo, que é o chocolate.
      Hawaii: possui um dos cafés com sabor mais equilibrado de todo o mundo.
      Indonésia e Malásia: possuem os melhores cafés do mundo, que se destacam pelos tons frutados e excelentes espessuras e sabores.
      Índia: este país exporta os grãos para a Europa, graças a boa reputação, pois possui um sabor que agrada os europeus, que é um sabor menos doce e menos ácido.
      Brasil: é o maior produtor de grãos de café em todo o mundo e isso é possível a alta tecnologia que é usada nos cultivos e um dos detalhes mais interessantes está no fato de que o café expresso consumido na grande maioria das cafeterias de todo o mundo possui o grão brasileiro no preparo da bebida.
      Colômbia:a localização deste país ajuda na produção de um grão perfeito de café, o que garante uma bebida com sabor marcante e pela qualidade, que é uma das melhores do mundo.
      Quênia: este é um dos cafés mais ácidos e encopados de todo o mundo.


            Cada pais possui uma forma de produzir o seu café e cabe a cada consumidor decidir qual o melhor café para si, pois há pessoas que gostam de um café mais encorpado, porém há outros que preferem a bebida em seu formato menos forte, porém isso não vai fazer com que a produção do Brasil seja inferior a da Colômbia, pois estes dados acima são apenas as características de produção de cada país.

Formas de preparo do café

O café é uma das bebidas mais prediletas dos brasileiros, tanto que todo mundo possui a sua forma de preparo desta bebida, que é uma das mais comuns nos cafés da manhãs de todos e abaixo serão elencados algumas formas de preparo, que variam desde as mais rústicas até as mais sofisticadas

            Não se pode negar que um bom café anima um dia, tanto que é uma bebida que não falta no começo de um dia de grande maioria dos brasileiros, que pode ser tomado puro ou com leite e há várias formas de preparo desta bebida, sendo que todo mundo tem uma forma de preparo bem pessoal, pois algumas pessoas gostam da bebida mais forte, outras pessoas preferem o preparo com menos pó e abaixo teremos algumas formas de preparo mais comuns:

      Coador: esta é a forma mais antiga de preparo do café e mesmo em tempos de uso de cafeteiras, muitas pessoas ainda preferem esta forma de preparação, pois tem a grande vantagem de poder fazer a medida de acordo com o gosto e além do velho coador de pano, existe o coador de papel, que é usado uma única vez, o que faz com que este preparo seja mais higiênico.
      Cafeteiras: no mercado existem diversos modelos, sendo que as mais simples fazem apenas a bebida mais simples e as mais elaboradas preparam diversos tipos de bebidas, como cafés com chantilly e os famosos capuccinos, sendo que em alguns casos, não se compra o pó tradicional e sim cápsulas, que devem ser usadas durante o preparo da bebida.


            Estas são as formas mais comuns de preparo, mas não é apenas a forma de preparo que interfere na qualidade da bebida, ou seja, a marca de café, o tipo de café que se compra e até o jeito que se prepara a bebida fazem toda a diferença, ou seja, fazer um café não é uma tarefa tão simples, pois muitas coisas devem ser levadas em conta antes do preparo, isto sem falar do fator gosto, pois cada pessoa gosta do café de um jeito, ou seja, preparar um café é simplesmente uma arte que podem deixar muitas pessoas mais alegres e felizes durante o dia.

Faça agora mesmo um delicioso café gelado em casa.

Como a temperatura não baixa de forma alguma, e o verão vem castigando praticamente o ano inteiro, a melhor forma é ir de café gelado, inclusive existem várias possibilidades que podem ser bem aproveitadas. Para nos ajudar nesta missão diferenciada, daremos algumas dicas de baritas para criar um delicioso café gelado em casa.
A missão é muito simples de ser feita, primeiramente procure passar o café com água quente, uma outra forma é preparar o café gelado com um método especial para isto, o aparelho Coffee Dripper é uma ótima pedida neste sentido. A única questão é que é necessário para que seu refresco repleto de cafeína e para que possa ficar pronto é preciso esperar em torno de 12 horas.
Caso você por qualquer motivo não tenha este tempo disponível, aproveite e tenha um papel e caneta em mãos para anotar a deliciosa receita e o passo a passo a seguir.
Saiba como fazer o café.
Aproveite a técnica de resfriamento.
São muitas as formas de resfriar o café sem o estragar. E a regra principal para que isto aconteça é não colocar o gelo diretamente na sua bebida, já que ela assim irá ficar bastante amarga. Agora veja a seguir algumas possíveis formas de preparar.
Para começar, procure deixar a bebida esfriar naturalmente na temperatura ambiente, e só depois disto procure acrescentar o gelo ou leve a mesma para a geladeira. Este é um processo que leva em torno de 60 minutos para ficar pronto.
Agora não há como esperar mesmo, uma boa dica é fazer depois deste processo um banho Maria, ao contrário com gelo. Coloque o café quente em um recipiente de inox, e em seguida procure o levar a um recipiente com água e gelo, mexendo sempre até que o líquido possa esfriar. Especialistas no assunto apontam que esta é a forma mais rápida e diferenciada de ter um café gelado.
O último passo é se deliciar em uma tarde de calor com este maravilhoso café. É muito fácil, viu só, por isso experimente e faça esta delícia em sua casa mesmo. Você vai ver que vai agradar a todos com a sua ideia.


Entenda como um café ganha o selo “Especial”

prestar atenção em algumas categorias que podem ser encontradas nos supermercados ou nas lojas especiais. É possível perceber que algumas marcas de café que vendem o produto na sua forma mais tradicional possuem linhas que ganham o selo Especial.
Alguns consumidores podem achar que isso nada mais é do que uma jogada de marketing. Ou seja, as marcas simplesmente colocam o selo Especial para vender um produto mais caro do que o tradicional. Mas existem algumas regras para que um café possa ser classificado como especial.
Estas regras precisam ser cumpridas, sendo que órgãos que inspecionam a qualidade dos alimentos fazem constantes pesquisas para saber se realmente aquela marca está cumprindo com todos os requisitos para vender um café com o selo especial. Confira o que torna um café especial.
O que é um café especial
Antes de mais nada é preciso entender o que pode ser considerado um café especial. No Brasil uma marca que deseja lançar um café com este selo no mercado devem passar o produto pelo controle de qualidade da Associação Brasileira de Cafés Especiais. Apenas seguindo os critérios que são estipulados uma marca pode lançar o produto.
O que pode ser considerado um café especial
Para que um grão de café seja considerado especial é preciso fazer um mapeamento completo das áreas por variedade, idade das plantas, altitude, face de exposição ao sol e doçura dos grãos. Todos estes fatores acabam interferindo diretamente na qualidade dos grãos, por isso precisam ser monitorados para que o produto realmente seja considerado especial.
Além disso a empresa deve comprovar que existe uma colheita seletiva dos grãos, separando tudo o que não presta. A secagem dos mesmos também interfere no sabor e deve ser feita somente ao sol, sem utilização de equipamentos.

Além disso o grão de café, antes de se tornar um café especial, deve descansar pelo menos seis meses em tulhas de madeira, para depois passar pelo processo que vai transformar o grão em pó de café. 

Dicas para tirar manchas de café

hábito de tomar uma boa xícara de café antes de sair de casa, de manhã cedo. Outras acabam tomando café durante o dia, especialmente no expediente de trabalho. Também existem aquelas pessoas que gostam tanto de café que tomam a bebida até mesmo no trânsito.
O problema é quando a pessoa acaba tendo alguma dificuldade de controlar seus movimentos ou acaba se envolvendo em algum incidente que acaba fazendo com que a bebida seja derramada na sua roupa. Existe até mesmo uma lenda de que homens com camisa social branca acaba atraindo magicamente a bebida.
O café é uma bebida forte, e as suas características acabam fazendo com que as manchas de café nas roupas também sejam muito evidentes. Fica praticamente impossível utilizar uma roupa depois de cair café nela sem que seja percebido o que realmente acabou acontecendo. E mesmo depois de lavada, a mancha de café ainda teima em permanecer em determinados tecidos.
Por isso, confira algumas dicas para conseguir remover manchas de café de roupas ou de qualquer outro tecido.
Seja rápido
A primeira e mais importante informação que qualquer pessoa que derrama café na sua roupa precisa saber é uma: a mancha pode se tornar permanente. O que vai acabar definindo ou não se aquela roupa ficará estragada para sempre é a velocidade da ação. Portanto, seja rápido. Logo depois que o incidente acontece o ideal é lavar a roupa com água quente ou fervendo.
Gelo
Caso a pessoa não consiga agir na hora ou então derramou uma pequena quantidade de café em uma peça de roupa que não pode ser retirada, uma dica interessante é esfregar no local uma pequena pedra de gelo.
Solução caseira

Depois que a mancha ficou muito tempo na roupa, ao chegar em casa, as pessoas podem tentar uma solução caseira que também se mostra eficiente contra este tipo de mancha: mistura de água com bicarbonato de sódio. Esfregar vinagre branco o até o álcool na mancha seca também pode ajudar a evitar que ela se torne permanente. 

Dicas para reaproveitar as cápsulas de café expresso da Dolce Gusto

modelos compactos e mais baratos. Até poucos anos atrás, quem gostava de um bom expresso precisava correr para a cafeteria da esquina, ou então utilizar uma máquina gigantesca que exige habilidades de barista.
Estas máquinas caseiras de expresso acabam sendo muito mais simples, já que tudo que a pessoa precisa fazer é colocar a capsula na máquina, apertar um botão e aproveitar o seu expresso quentinho. Mas o grande problema para algumas pessoas é o fato de que cada capsula pode ser utilizada apenas uma vez.
Com isso o habito de tomar aquele cafezinho depois do almoço pode sair caro. Mas existem algumas dicas que poderão ser utilizadas para que as pessoas reaproveitem as capsulas de café da sua máquina, de uma forma simples e muito fácil.
Confira como reaproveitar as suas capsulas de Dolce Gusto com estas dicas.
Itens necessários
Antes de mais nada é importante separar todos os materiais que serão necessários para o reaproveitamento das cápsulas. Além de duas capsulas de café que já tenham sido utilizadas, as pessoas também vão precisar de uma tesoura, um filtro de café ou papel alumínio além de café da sua preferência.
Como fazer
Primeiramente pegue as duas capsulas que já foram utilizadas e corte a ponta, deixando ela com um potinho aberto. Isso deve ser feita apenas com uma das capsulas, já que com a outra a pessoa deverá cortar metade e manter a ponta. Fazendo o corte corretamente, a pessoa terá uma nova capsula juntando estas duas
Depois disso será necessário limpar todo o resto de pó que sempre sobra depois da extração. Utilize uma colher para ajudar neste processo. Coloque o pó de café da sua preferência em uma das bases que foi cortada, regulando a quantidade. Quanto mais pó de café colocar, mais forte a bebida vai ficar.

Na outra parte da capsula coloque um pedaço de filtro ou de papel alumínio. Depois basta montar a capsula, fazer um furinho e utilizar ela na máquina. 

Dicas para preparar um bom café em casa

exclusividade de nosso país, já que outros países do mundo também são amantes do “pretinho básico”. Mas a relação com do Brasil com a bebida parecer ser um pouco diferenciada. Enquanto em outros locais do mundo as pessoas bebem café durante sua rotina diária, aqui as pessoas param para tomar café.
Além de ser muito gostoso e trazer uma série de substâncias deixam as pessoas mais despertas, ele é ainda muito simples de ser feito. Basta colocar o pó em um coador com filtro e jogar água quente. Se preferir, utilize uma cafeteira para o trabalho ficar ainda mais simples.
Mas se passar café é tão simples, todos teriam basicamente o mesmo gosto, o que não acontece na prática. Parece que cada pessoa consegue fazer a mesma bebida com um gosto diferente. E é claro que alguns acabam saindo melhores do que outros pelo menos para o gosto de quem toma.
Confira algumas dicas que podem ajudar a fazer um café passado saboroso em casa.
Escolha do grão
É claro que nem sempre as pessoas terão condições financeiras de comprar café dos mais caros. Mas saiba que o grão faz toda a diferença. Uma dica é sempre procurar pela inscrição “café especial” na embalagem. Mas como a questão do gosto muda de pessoa para pessoa, basta experimentar diferentes marcas de café para saber a diferença.
Período de armazenamento
Sabe aquele café que é aberto e depois fica muito tempo dentro de um pote ou vidro? Saiba que muito provavelmente aquele grão não dará um bom café. O recomendado é o consumo do café aberto em até três semanas de uso. E nada de colocar o café dentro da geladeira.
Quantidade

A quantidade sempre vai variar de acordo com a intensidade ou até a marca. Mas existe uma quantidade mais ou menos padrão que serve para a grande maioria das marcas de café que consumimos no dia a dia: 5 ou 6 colheres de sopa para cada litro de água que será utilizada. 

Dicas para fazer um bom café espresso

Depois de várias e várias explicações, você precisa saber tudo antes de comprar uma máquina de café, e principalmente como escolher a melhor máquina de café. Por isso a seguir remos falar algumas dicas de como preparar um bom café espresso.
Vamos tirar algumas dúvidas a seguir.
A máquina de café influencia na qualidade do seu café espresso?
Sim, certamente, a máquina de café influencia se a regulagem se elas não estiverem de acordo com as características do café. Ou ainda também e não for uma máquina de boa qualidade.
O espresso sai aguado e sem creme, por que isto acontece?
São várias as causas para que isto ocorra, as mais comuns são o café velho, o café deixado dentro de uma embalagem mal fechada, regulagem da dosagem de pó, moagem grossa, e a temperatura da água fria. Verifique ainda se uma destas situações acontecem com você.
Ao adquirir uma máquina de café, é preciso comprar um moinho também?
Dependendo da máquina, o que geralmente as máquinas automáticas já vem com o moinho acoplado a todos os equipamentos. E já nas máquinas de café profissionais o moinho costuma estar incluso no preço, e se isso não ocorrer você deverá comprar um moinho determinado.
O meu espresso sai bem amargo e bem escuro, se comparado ao que eu bebi na cafeteria, e porque isso acontece?
Isto pode acontecer por vários motivos, você deverá verificar se o café que você possa estar utilizando e o seu café apropriado.
Procure conferir se tem excessos de pó ou se a moagem estiver muito fina.
Ou ainda se você utilizar uma máquina profissional poderá ser que a compactação possa estar muito forte. Outra possibilidade é a temperatura da água que pode estar alta dando um resultado ruim.
Depois de tantas informações sobre o espresso, dá aquela grande vontade de beber um café. Mas não se esqueça que caso surgir uma dúvida ou uma curiosidade você poderá contar com as nossas melhores dicas sobre o assunto. Esta bebida é uma delícia, e por isso pode ser consumida todos os dias desde que seja feita.


Dicas para fazer o café com sabor de fazenda

Fazer um café é uma forma bem simples, mas com algumas dicas a sua bebida de todo o dia poderá ganhar muitos toques especiais.
Baristas especialistas no assunto, ensinam os sabores mais deliciosos de café, que podem transformar o café em sabor de fazenda, o que seja uma grande delícia.
Confira algumas dicas para levar isto em conta a seguir.
Se for possível, procure comprar sempre o café moído na hora. As suas substâncias responsáveis por aromas e sabores do café acabam oxidando pelo menos 20 minutos depois desta moagem. Por tomar uma quantidade de café moído e é o mesmo que compra ruma pimenta já moída, ele poderá perder o sabor pois acabou sendo envelhecido pelo contato com o oxigênio.
Quando você poderá comprar o café, procure sempre olhar no rótulo e opte por comprar um produto com grãos que sejam acima de tudo 100% arábica, de categorias gourmet ou também especial. Se o nome da fazenda estiver na embalagem é sinal de que existe ali um café de alta qualidade.
Na hora de realizar a coagem do café, procure sempre investir na água mineral. A água mineral não contém cloro, este que destrói os óleos essenciais da bebida. Além disto a água da torneira, mesmo que seja fervida, mantém altos os teores de cloro existentes.
Caso você more em uma cidade que seja a nível do mar, o melhor de tudo a fazer não é ferver a água que irá usar para fazer o café. Se morar acima do nível do mar, em cidades como por exemplo São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília ou cidades de serra, você poderá ferver a água pois a temperatura deverá ser inferior de 100 graus. Perceba que ferver aqui significa levantar uma pequena fervura, formando assim pequenas bolhas e não entrar em ebulição, desta forma a água acaba perdendo o oxigênio que reage sempre com os óleos essenciais de café.
Depois de pronto, consuma o café imediatamente adoçando da forma que for melhor. Desta forma você terá um café delicioso e sempre fresco acima de tudo.


Dicas para fazer café gelado em casa

a grande maioria das pessoas tomam a bebida apenas quente. Aliás, muitas pessoas desconhecem a informação de que é possível beber café gelado. Não é apenas é possível como extremamente saboroso e refrescante nos dias mais quentes.
Outra vantagem do café gelado é o fato dele possui uma grande quantidade da variações e possibilidades. Existe desde o café passado gelado até misturas com leite, cremes, chocolates e uma série de outros itens que deixam a bebida com cara de sobremesa.
Confira algumas dicas para preparar um bom café gelado
Passando o café
Se a pessoa resolver fazer um teste e colocar um litro de água gelada no café o resultado não será nada bom. Por isso as pessoas devem passar o café de forma tradicional, utilizando água quente, mesmo que esteja visando o preparo de uma bebida gelada.
Resfriamento
Depois disso vem a parte de resfriamento da bebida. Como o café será tomado gelado, as pessoas não devem ingerir ele logo depois que ele for passado. Também não é recomendado colocar gelo no café, pelo menos não na receita de café simples. Isso vai tornar a bebida muito amarga.
Então para resfriar o café a melhor dica é esperar acontecer naturalmente. Deixe o café ali por cerca de 60 minutos para que ele entre em temperatura ambiente. Se a pessoa estiver com muita pressa, é possível esfriar o café um pouco mais rápido. Para isso é possível fazer um banho maria, colocando o café em um recipiente inox e depois coloque ele dentro de um outro recipiente com água e gelo. Neste momento, mexer o líquido com uma colher vai ajudar a esfriar a bebida mais rapidamente.
Está pronto

E depois está pronto o seu café gelado. É possível colocar a bebida na geladeira depois que ela entrar em temperatura ambiente. Neste momento também é possível utilizar umas pedrinhas de gelo, mas é importante não colocar demais, caso contrário existe o risco de que a bebida acabe ficando muito fraca. 

Dicas para escolher a melhor máquina de café


As máquinas de café são uma grande mão na roda por oferecer um desempenho mais do que importante em nossas vidas, já que permitem degustar uma xícara de café em casa com todo o conforto e comodidade que precisamos. Por isso saiba a seguir como escolher o melhor tipo de máquina de café expresso.
As ofertas de máquinas de café expresso se multiplicam, e são vistas de forma diversificada, tudo poderá ficar confuso na hora de fazer a compra, e para se dissipar todas as dúvidas e escolher uma melhor máquina de café possível, é importante se seguir alguns passos.
Máquinas de café expresso top de linha
Estas máquinas são as que geralmente são encontradas em cafeterias. São muito conhecidas por utilizarem equipamentos profissionais e por serem caras e duráveis, em contrapartida extraem um café espresso de grande qualidade. As marcas mais procuradas do mercado são a Astoria, Elektra, Pasquuini, La Spaziale, Victoria Arduino, entre outras marcas diversas.
As máquinas de café intermediárias, são voltadas para quem está começando.
Estas máquinas são as melhores na possibilidade de oferecer uma grande qualidade e preço. Tratam-se de máquinas de café de qualidade apesar de não atingirem o 100% que as máquinas top de linha oferecem. As marcas que são mais conhecidas neste sentido são a Saeco, a La Pavoni, Francis, Ascano Jura Capresso, entre outras marcas.
Máquinas de cafés populares
As máquinas de café consideradas mais populares são as mais baratas. Elas são construídas de forma específica para custarem bem pouco e tiram um café espresso bastante razoável. Dentre as marcas conhecidas temos um destaque para a Delonghi, a Ariete, e também a Krups.
É importante também conhecer todas as funcionalidades de uma boa máquina de café.

Muitas vezes, o manuseio de máquinas de café expresso poderá ser complexo, como na máquina manual de café espresso, em contrapartida, isto não significa que ela funcione mal. É importante se conhecer todas as suas funcionalidades para ter o melhor aproveitamento possível da mesma. Por isso analise, consulte o manual do fabricante, e escolha a melhor máquina de café conforme sua necessidade.

Dicas para comprar e aproveitar melhor uma máquina profissional de expresso

passado até bebidas sofisticadas envolvendo os grãos. Mas uma das apresentações do café que as pessoas mais apreciam é o expresso. Ele não é complicado de ser feito, mas exige uma máquina específica.
Para as pessoas que gostam muito de café e desejam ter uma experiência diferenciada com a bebida, é de fundamental importância que o investimento seja feito em uma máquina profissional, já que a pressão e outras características destes equipamentos acabam fazendo toda a diferença no sabor final da bebida.
Confira algumas dicas para comprar e aproveitar melhor uma boa máquina de expresso
Marcas
A marca pode fazer toda a diferença na hora da escolha da máquina. Na grande maioria dos casos as mais caras são aquelas que vão conseguir entregar um expresso de maior qualidade, como aqueles que tomamos nos cafés das grandes cidades. Muitas das marcas reconhecidas como de melhor qualidade são italianas: Astoria, Dalla Corte, Elektra, Nuova Simonelli, Pasquini, La Cimbali, La Spaziale, Rancilio, Victoria Arduino, Vibiemme, Brasilia, Expobar e Grimac.
Ajustes para expressos aguados
Caso a pessoa perceba que seus expressos estão saindo mais aguados e sem creme, pode ser problema da máquina ou também pode ser problema da forma como café está sendo extraído. Uma dica interessante neste caso é cuidar o tempo que o café está levando para ser extraído. Se ele sair antes de 20 segundos, é sinal de que a pessoa que estiver preparando deve compactar mais o grão.
Moinhos
Para aqueles que realmente querem obter o máximo de sabor do café, uma dica interessante é não investir apenas na máquina em sí, mas também em um moinho que vai moer os grãos de café. Ele vai permitir que as pessoas ajustem melhor a espessura do grão e também vai ajudar na hora da compactação.
Temperatura da água

Também é muito importante que as pessoas tenham cuidado com a temperatura da água na hora da preparação do seu expresso. O ideal é usar a água em torno dos 90ºc, mais do que isso pode queimar a sua bebida. 

Dicas para abrir uma cafeteria de sucesso

cafeterias? Que tal apostar no negócio e abrir a sua própria empresa do ramo? É basicamente com este tipo de pensamento que muitas pessoas apostam tempo e dinheiro para abrir um local que tem como principal objetivo vender cafés para as pessoas.
O Brasil vive um grande bum de cafeterias nos últimos anos. Além das lojas que já existiam dentro dos shoppings, hoje em dia é possível encontrar cafeterias de alto padrão pelas ruas de alguns bairros das grandes cidades.
Mas assim como qualquer outro negócio, abrir e gerenciar uma cafeteria demanda uma série de conhecimentos. Não basta simplesmente ser um admirador e um conhecedor de cafés para garantir que o negócio seja um sucesso. Mas saiba que este já é o primeiro passo. Tudo acaba sendo muito mais fácil quando as pessoas fazem algo que estejam diretamente relacionado com aquilo que se gosta.
Confira alguma dica para abrir uma cafeteria de sucesso
Local e público
Antes de mais nada será preciso definir um local. A cafeteria tem a característica de ser um negócio muito territorial, de pequena abrangência. Ou seja, as pessoas não costumam se deslocar muito para tomar um café, sendo assim o público de uma cafeteria de rua acaba sendo o próprio bairro, ou então o shopping escolhido.
A partir do local é possível ter uma ideia de que tipo de público será servido. Geralmente pessoas de classe A são mais exigentes em relação ao sabor e ao ambiente, enquanto pessoas de classe B e C dão mais importância para a variedade e o preço.
Qualidade
Independentemente do tipo de ponto escolhido, faça sempre cafés com muita qualidade, para conquistar o seu cliente.
Mix de produtos
Existe uma grande variedade de cafés, mas cuidado para não tornar o menu muito extenso e aumentar demais os gastos da cafeteria. Prefira um menu mais enxuto ou então focado em determinada especialidade.
Gestão

Mantenha sempre o olho nas contas, comece organizando seu caixa desde o primeiro dia e não misture as contas da cafeteria com as contas pessoais. 

Deliciosas receitas com café

Quem é fanático por café gosta da bebida de qualquer jeito, e por isso a seguir iremos ajudar você a gostar mais ainda desta deliciosa bebida, com algumas receitas incríveis de café que podem fazer toda a diferença na hora de você receber seus amigos.
Veja a seguir algumas receitas que podem fazer o maior sucesso na sua casa com seus amigos.
Frappino.
Aproveite uma receita de uma bebida deliciosa, com um café batido fresco para noites mais quentes.
Como ingredientes para um copo de café você irá precisar de:
1 espresso gelado
1 taça de leite frio
5 g de açúcar
4 cubos de gelo
3 cl de licor de café "Irish Cream"
Natas batidas
Cobertura de café ou chocolate líquido

Como preparar esta deliciosa receita
Para que você possa fazer esta deliciosa receita de café batido é muito simples, procure juntar o café expresso com os cubos de gelo e o açúcar, além de licor de café e leite, misture tudo no liquidificador e bata.
A seguir sirva a bebida em um copo de café e decore com chantilly e cobertura de redução de café. A receita fica uma delícia.
Café Velutto
Como ingredientes para o café de duas pessoas você precisará de:
1 espresso duplo (60 ml)
1 vagem de baunilha
2 colheres de chá de chocolate ralado
2 bolas de gelado de baunilha
1 chávena pequena de gelo triturado (80 ml)

Como preparar a receita
Para preparar a receita é muito simples, você precisa abrir a vagem de baunilha em todo o seu comprimento.
Remova a polpa de baunilha e misture com o café espresso duplo.
Misture o espresso duplo também com duas bolas de sorvete de creme, duas colheres de chá de chocolate ralado e uma xícara pequena de gelo triturado no liquidificador, misture bem os ingredientes e a receita está pronta, além de deliciosa.
Com estas receitas você poderá aproveitar e desenvolver toda a sua criatividade, aproveitando ao máximo as receitas de café, o café e a criatividade sempre devem andar juntos, e por isso vale a pena ousar, pois todas as bebidas que levam café são uma grande delícia.


Curiosidades sobre o café

A seguir conheça algumas curiosidades sobre a bebida mais consumida em todo o mundo, o café.
Pela primeira vez, o café foi consumido na Etiópia no século IX, e existem pelo menos 65 países no mundo a cultivar o café. Todos estes são na faixa equatorial africana, asiática e americana.
No ano de 1675 o rei da Inglaterra Charles II baniu todas as casas de café. Ele acabou afirmando que estas casas eram lugares onde as pessoas se juntavam para conspirar contra ele, e ainda estas casas tinham a bebida que era considerada demoníaca.
No dia 1 de outubro de todos os anos, é o dia oficial do café no Japão.
Cientistas em pesquisas realizadas sobre o café, já puderam perceber que existem mais de 800 tipos de compostos aromáticos junto do café.
O café é considerado como o segundo elemento mais vendido em todo o mundo, sendo o petróleo o primeiro.
O Brasil é o mercado produtor de mais de 40% do café consumido no mundo.
Um inglês chamado de George Washington que vivia na Guatemala inventou no ano de 1906 o café instantâneo, pois queria manter e guardar a bebida por mais tempo.
Um quilo de café, tem um equivalente de 4 a 6 mil grãos de café diluídos.
Há mais de 700 anos o café é consumido como uma bebida, mas não da forma que o conhecemos hoje.
O café preto simples, e sem açúcar não contém calorias, e é ótimo para quem quer emagrecer.
No mundo, existem mais de 20 milhões de pessoas que trabalham na indústria do café.
Existem pelo menos 25 tipos de plantas de café, mas apenas duas delas são populares, a Robusta e a Arábica. A planta de café Arábica tem um aroma intenso e um sabor bastante suave, profundo e tem uma quantidade de cafeína mínima.
Já a espécie de café robusta é uma espécie bastante vigorosa, de sabor mais forte e com um teor de cafeína bem mais elevado, pelo menos 75% do café do mundo vem da planta de café arábica.
Na Turquia, em tempos passados, os noivos tinham de prometer um ao outro nunca deixar de consumir café nas suas vidas.


Cultivo de café

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, tanto que o Brasil é um dos países que mais exporta os grãos, mas o que pouca gente sabe é como é o trabalho de um cultivo de café e no artigo abaixo teremos uma breve explicação deste tipo de cultivo

            Todo mundo sabe que o café é uma das bebidas prediletas por todos, mas o que pouca gente sabe é que tipos de processos é que são usados durante o plantio, sendo que os principais são os seguintes:

      O adensamento tem a grande vantagem de se plantar mais cafés em um espaço bem menor, o que faz com que os lucros dos donos dos cafezais cada vez maiores, pois um dos custos que se diminui é de mão-de-obra.
      A irrigação faz com que a coleta seja feita uma vez por ano, diferente do método tradicional, em que não se irriga o plantio e que a colheita é feita a cada 2 anos, o que faz com que a produção seja bem maior, porém tem como colher o café uma vez por ano sem irrigação, porém o café não fica em melhores condições de colheita.
      Para que se use o processo de irrigação, é de suma importância que se use água de boa qualidade, para que se possa evitar o excesso de dióxido de ferro, o que pode fazer com que todo o sistema de irrigação seja inútil.

            Vários fatores devem ser levados em conta durante o cultivo do café, sendo que os principais são os seguintes:

      O adubo deve ser de qualidade, pois para que o cafezal tenha um bom crescimento, é de suma importância que o adubo tenha nutrientes, para garantir este crescimento.
      Não basta apenas fazer um bom plantio, é de suma importância que se leve em conta as condições do solo, a quantidade de chuvas na região (excesso ou até a seca).

      Para que se tenha um café de qualidade, é de suma importância que se plante mudas bem selecionadas, que podem ser cultivadas pelo próprio dono da lavoura ou adquiridas de profissionais especializados em mudas de café.

Conheça um pouco mais sobre a cultura e os tipos de cafés existentes no mercado

Toda a cultura do café é a grande bandeira que torna a bebida uma das mais consumidas no mundo inteiro. A sua atuação vem cada vez mais se destacando em um processo de colheita, e os grãos colhidos devem sempre ser utilizados e acompanhados permanentemente para garantir a sua qualidade. Os cuidados partem desde a sua florada que acontece todos os anos a partir de setembro, até a sua colheita que deverá ser realizada entre os meses de maio e de agosto.
Os processos da colheita do café em cereja por exemplo, melhora consideravelmente toda a qualidade porque neste tipo de estágio os grãos estão totalmente maduros. O grão que é colhido e sacado no estágio certo de maturação poderá se apresentar bem superior aos outros já que concentra toda a acidez, os óleos e mais de 600 aromas e sabores que existem em cada um dos grãos.
Porque o café expresso é escrito com “S” nas cafeterias?
A bebida tem este nome não por sair mais rápido da máquina, mas sim pelo fato da bebida ser espremida.
O café é espresso pois é feito sob pressão, espremido para criar uma maior resistência a toda a passagem de água e promover a partir disto uma extração de óleos aromáticos e vários outros tipos de atributos internos do café. A bebida foi criada na Itália com um nome e receita padronizada que é seguida no mundo inteiro.
Porque investir no café moído na hora?
O café que é moído na hora serve para todos os tipos de preparo, e cada tipo de café possui uma escala diferenciada de moagem.
Nesta situação existem alguns tipos de cafés, dentre eles o espresso, o Mantiqueira, o mogiana, o tejupá, orgânico, descafeinado, entre outros.
Para que eles tenham a sua devida qualidade é interessante investir na escala de moagem.

A escala de moagem para café turco por exemplo deverá ser de 1.00, já a escala de moagem para o café filtro deverá ser de 2.0, em seguida a escala de moagem para espresso encorpado deverá ser 2.50 e a escala de moagem para espresso suave ou ainda cafeteria italiana e francesa deverá ser graduado em 3.25.

Conheça um pouco mais das espécies de cafés maravilhosas que existem no Brasil.

No mundo, as duas espécies de café mais cultivada são o Coffea Arabica, ou simplesmente o chamado Café Arábica, e também a chamada coffea canéfora, o café robusta ou Conillon.
Conheça a seguir um pouco mais sobre as espécies de café mais procuradas no mundo.
Independentemente de ser torrado ou encorpado, existem milhares de espécies de café cultivados no mundo, mas em contrapartida no Brasil, conhecemos apenas duas delas, que é o Café Arábica, conhecido como Coffea Arábica e o chamado Café Robusto o Conillon. Cada uma das espécies por sua vez possui linhagens e variedades diferenciadas.
Conheça os grãos de café Arábica.
Os grãos de café Arábica são produzidos em melhor qualidade, são mais finos, requintados e possuem ainda grãos de cor esverdeada, este poderá ser cultivado em diversas regiões que possuem uma altitude acima de 800 metros, e é também originário do Oriente, o que resulta em seu nome.
Os grãos de café Robusta
Os grãos de café Robusta, são originários da África, e tem um trato mais rude e poderá ser cultivado sempre a nível do mar, em altitudes um pouco mais baixas. Estes não possuem sabores variados e refinados como o café arábica, dizendo-se que tem um sabor considerado além de típico, único. Sua acidez ocorre de forma mais baixa e é utilizado de forma intensa nos cafés solúveis. Seus teores de cafeína são maiores do que nos cafés arábicas.
Os tipos de cafés mais comuns
Como tipos de cafés mais comuns podemos citar:
Os pós de café, estes que podem ser encontrados torrados ou moídos dependendo do grau de moagem que os mesmos possuem, este é um tipo que pode ser utilizado inclusive para preparar o café de coador ou mesmo o café espresso.

Os grãos de café torrado por sua vez, são apenas torrados mas em compensação não são moídos, este tipo de café é mais comumente utilizado para o consumo de café expresso, este tipo de produto está na preferência de todos os consumidores de café coado e que não dispensam o pó de café sempre fresco.

Conheça um pouco da história do café

O café é uma planta de origem africana, mais precisamente da Etiópia, e neste país é que temos o primeiro registro comprovado sobre o café, este que ocorreu durante o século XV apenas. A planta teria sido descoberta por diversos pastores de cabras que perceberam que seus animais começavam a ficar mais espertos e resistente quando comiam aquela que era chamada de pequena cereja, ou seja, o fruto do café.
Eis que então um dos pastores começou a colher as mesmas e utilizar para consumo próprio, esmagadas junto com manteiga. Depois disto foram os vizinhos árabes que foram os primeiros a cultivar o café, por isso temos o nome científico de Coffea Arabica e começou então a se beber o mesmo ao invés de mascar como os etíopes faziam.
A chegada da bebida na Europa.
Eis que a bebida começou a chegar aos poucos na Europa trazida por navegadores holandeses, alemães e italianos. A bebida a partir disto motivou guerras no oriente, e perseguições e censuras no ocidente, chegou até mesmo a ser considerada como uma bebida demoníaca a proibida pela igreja, a partir disto felizmente o Papa Aurélio que era apreciador de um bom café, começou a absolver o fruto de qualquer culpa e liberar entre os católicos a bebida.
Somente a partir do século XVII é que o café acabou se tornando uma das bebidas mais consumidas do velho continente.
Eis que então o café, do velho ao novo mundo foi conquistando espaço, os holandeses e os franceses levavam o café para as suas colônias americanas, aproveitando todo o clima que é apropriado do cultivo. Desta forma o café começou a florescer em continente americano, e foi por volta de 1727 que as primeiras sementes brotaram no Brasil, o café se tornou rapidamente o mais importante e mais caro produto brasileiro.
Começou-se então os principais ciclos de economia da nossa história, onde o Ciclo do Café que acabou enriquecendo muitos fazendeiros pode trazer o capital para o nosso país, e se tornou conhecido no mundo inteiro.
De toda a sua trajetória até hoje, quando vamos a uma cafeteria degustar um bom cafezinho, não temos a menor ideia do caminho longo que ele acabou seguindo.


Conheça todo o processo de produção do café.

Todo o processo de fabricação do pó de café é algo relativamente simples, e consiste basicamente em várias etapas diferenciadas, como por exemplo a composição do blend de café, a torrefação, a moagem, a embalagem e a armazenagem. Mesmo que este processo de fabricação pareça ser a primeira vista algo simples, este requer uma prática intensa e largos conhecimentos de forma técnica.
É importante se destacar aos iniciantes que é fundamental se procurar um auxiliar químico para orientar da melhor forma possível o processo, ao mesmo tempo que se deve ir testando em laboratório ou pequenas escalas de processos de fabricação, mas principalmente em diversas composições da mistura possíveis, conforme o paladar do público consumidor do produto.
Como funciona a composição do blend de café
Este processo é considerado como o mais importante de todos, já que requer um grande conhecimento dos processos de formação do blend, o que é ideal para se investir por parte do empreendedor ou do seu técnico. Os blends considerados ideais são definidos como sendo aqueles que utilizam uma mistura correta de variações de grãos de café como por exemplo o conilon e o arábica.
De forma adicional a este aspecto é necessário se levar em conta que devido a todos os preços diferentes dos cafés conilon e arábica, esta mistura para a formação dos blends serão responsáveis em grande parte por formar o custo final do produto.
A torrefação
É através deste processo que o café já misturado para a formação de blend desejado é aquecido até um ponto de torra. A partir disto é importante se buscar por um equipamento para processar a torra do café, este que deverá ser mais ou menos compatível com a escala de mercado que queira produzir. Muitas vezes isto não é possível, e por isso é recomendada a compra de um silo para guardar os cafés torrados na própria empresa.
Já na moagem temos um processo onde os grãos são torrados e triturados até que se transformem em um pó fino, tudo isto devido ao fator de que é bem mais fácil se estocar grãos torrados do que o café moído.


Conheça o café exótico Bourbon Amarelo

caixa do pó de café da marca de sua preferência, levar e passar da forma mais tradicional possível. Mas para outras pessoas, o café é muito mais do que uma simples bebida do dia a dia. O café se torna uma verdadeira ciência, com diversos sabores, formas de preparo e grãos diferentes.
Antes de mais nada é sempre importante lembrar que o café vem de um grão. Este conceito pode ser um pouco distante das pessoas que acabam tendo contato apena com o café em pó. E estes grãos de café acabam apresentando uma série de variações, que depende do local onde ele é plantado, do clima, das técnicas utilizadas, etc.
Com isso acabamos tendo uma grande quantidade de diferentes variações do grão que se transforma em café. E uma destas variedades mais exóticas é chamada de Bourbon Amarelo.
Características do Bourbon Amarelo
O Bourbon Amarelo, como o seu próprio nome acaba entregando, vem de um grão amarelo naturalmente, o que acaba sendo diferente da grande maioria dos grãos, que são pretos. Trata-se de um tipo de café considerado exótico e portanto mais caro do que os grãos convencionais. Além disso é necessário o domínio de determinadas técnicas para o preparo correto.
Geralmente este tipo de grão, devido ao seu sabor marcante, é utilizado para enriquecer os blends de expresso. Ele costuma apresentar um sabor levemente adoçado naturalmente, o que acaba sendo também uma característica bastante marcante e diferente em comparação aos outros grãos de café.
O líquido que acaba sendo feito a partir deste grão possui um corpo intenso, com um fundo ácido e algumas notas de chocolate. Tudo isso faz com que este café tenha um aroma marcante e um sabor que permanece na boca depois de um tempo.

Um dos motivos que torna este café tão exótico é o fato dele precisar ser cultivado em locais que estejam em grandes altitudes, que precisam ser sempre superior a mil metros. 

Conheça mais sobre o cappuccino e aprenda a fazer ele perfeito

O Cappuccino é uma bebida de origem italiana preparada com café expresso e leite. Este é um cappuccino clássico, bastante famoso no Brasil e que consiste em um terço da bebida de café expresso, um terço de leite e um terço de espuma de leite.
Existem muitas variações populares da receita como por exemplo o café latte, e o macchiato que basicamente são algumas alterações desta proporção tanto de chocolate como de café. A utilização de chocolate em pó na bebida é uma prática bastante comum aqui no Brasil mas não faz parte da receita tradicional.
O segredo para o café cappuccino perfeito.
Além de ter uma grande qualidade no café expresso, os elementos considerados mais importantes para a preparação do cappuccino é a sua textura, além é claro da temperatura do leite. Sempre que um barista acaba vaporizando o leite do cappuccino é possível se criar uma microespuma e ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite você adiciona na mistura uma textura mais aveludada e cremosa, sem deixar com as bolhas que precisam depois ser retiradas.
Em vários lugares do mundo, baristas experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado do café expresso, o que é uma técnica conhecida como latte art. Mas não adianta nada apenas falar e não ensinar a fazer esta delícia. Veja a seguir uma receita de cappuccino que você vai adorar.
Como ingredientes você irá precisar de:
1 lata e 3/4 de leite em pó
5 ou 6 colheres cheias de achocolatado Alpino
100g de café em pó
4 xícaras de açúcar
1 colher de bicarbonato de sódio
1 colher de canela em pó

Como preparar a receita
Para preparar a receita é muito simples, basta inicialmente esmagar as bolinhas maiores do café em pó, para que elas possam se dissolver melhor. Misture em seguida todos os ingredientes em um recipiente grande e misture tudo bem para ficar um pó homogêneo.
Em seguida procure colocar o pó em uma xícara com água quente e misture tudo bastante até dissolver e tenha um bom café da manhã.


Conheça mais sobre o café espresso

Cada vez mais existe um grande crescimento do café espresso, e em especial nos grandes centros brasileiros. Alguns fatores são determinantes para gerar a qualidade da bebida o que a torna tão popular, dentre os fatores temos a matéria prima, ou seja, os grãos, a máquina e a mão de obra. Por este motivo atendendo a todo o público exigente deste tipo de produto, e que quer saber mais informações, a seguir iremos dar algumas dicas em especial sobre o café espresso.
Qual a situação do café espresso no Brasil?
O café espresso foi cada vez mais conquistando o mercado no Brasil a partir do ano 2000, principalmente na região Sudeste, onde a bebida começou a se tornar habitual nos hotéis, restaurantes, e cafeterias que foram se tornando populares. O consumo de café nos anos que já passaram teve um aumento de mais de 20%. E o Brasil é o segundo maior consumidor mundial do produto, o que é uma marca bastante interessante.
Como é possível conquistar um espresso perfeito?
Com relação as qualidades do grão, é algo evidente que exista uma relação de custo e benefício, mas o produto de qualidade maior terá um maior preço. Além de tudo isto, o café perfeito exige uma boa excelência em seu preparo e os grãos de alta qualidade.
Aqui no Brasil existem grãos de café de primeira linha que são comercializados no mundo inteiro, o mercado é muito competitivo e surgem grãos de menor valor e automaticamente menor qualidade.
Como é o processo na máquina de café espresso?
A máquina do café expresso trabalha com uma boa pressão, e precisa contar com grãos mais grossos, como este processo de preparação do expresso é transcendente de outros cafés, graças ao seu poder de atração dos aromas e substâncias que são voláteis. Para ter um café de qualidade é fundamental se investir em um equipamento de primeira linha além dos cafés finos e um bom barista para que o resultado final seja altamente olfativo e saboroso.
Como deve ser feito o preparo?

O preparo deverá ser feito com o pó moído na hora e em uma pressão de 20 a 25 quilos com prensas localizadas na porta do filtro. A água deverá ficar entre 89 a 92 graus e o pó e a água devem ser extraídos entre 22 a 28 segundos.

Conheça as principais características do café.

As características do café, para o degustador e preparador de café, é algo fundamental se conhecer e saber sentir todas as características principais desta deliciosa bebida. Dentre elas podemos citar a sua doçura, acidez, amargor, corpo e seu aroma.
Conheça um pouco mais das características principais do café.
A Doçura
Saiba que a doçura de um café poderá oscilar entre as nulas sem doçura ou muito boa.
Como características, saiba que os cafés mais finos apresentam sempre um sabor adocicado, este que permite inclusive que sejam bebidos sem a adição de açúcar.
Todos os cafés preparados com excesso de grãos verdes por exemplo, pretos ou ardidos não apresentam uma doçura que seja perceptível.
O amargor do café.
O amargor do café é um gosto que é produzido pela cafeína.
E como características este precisa ser leve ou equilibrado nos cafés de melhor qualidade.
É importante levar em conta as seguintes situações, o amargor forte, ou muito forte, acabam molestando a garganta, e estes não são provenientes de cafés com qualidade inferior, de uma torra bem acentuada, ou seja, escura, ou ainda de tempo excessivo de contato com a água e o pó de café.
Sobre a acidez do café.
A acidez do café é totalmente obtida na parte lateral de sua língua.
Como características, é bastante desejável que seja consumido no café, principalmente nos mercados europeus, em específico na Alemanha. O café colombiano é muito valorizado nestas regiões devido a sua acidez intensa.
Uma informação importante é que no Brasil os cafés são pouco ácidos.
O corpo do café
O café possui um corpo, e este é uma sensação causada na boca por toda a sua persistência do paladar.
Como características, este enriquece a bebida do café, um café poderá ser sem corpo, bem leve, com um bom corpo ou encorpado, o que depende bastante do seu tipo.
O aroma do café.
O aroma do café são os elementos bastante perceptíveis através do olfato.
Como características, alguns tipos de aroma são frutados, florados, achocolatados e semelhantes ao pão torrado. Saiba que os bons cafés possuem um aroma pronunciado, e a maior acidez do café acabam permitindo uma maior percepção de aromas.


Conheça alguns tipos de café, do pingado ao macchiato

Todo o casamento existente entre o café e o leite vem de uma longa data, e este casamento é bem aceito no mundo inteiro. Suas variações podem mudar muito de uma cultura para a outra, mas não existem dúvidas de que o café é muito apreciado em todas as culturas. Toda a listagem das bebidas resultantes deste tipo de união poderá ser longa e familiar para quem gosta de café
Conheça a seguir os diferenciais os cafés e tudo sobre seus tipos.
Café com leite
Este se trata de um café filtrado com leite aquecido ou mesmo leite fervido. A receita poderá se apresentar como um café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.
Mocha
O Mocha nada mais é do que um drink que possui na sua composição uma calda de chocolate, além de leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de café expresso. A mistura poderá ocorrer de forma trifásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com um creme do leite por cima.
A receita também é conhecida como Mocaccino e o termo é utilizado e criado por uma das redes de cafeterias internacionais mais conhecidas no mundo.
Cappuccino
O verdadeiro café cappuccino apresenta medidas em torno de 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. É interessante citar que a espuma do cappuccino deverá ser densa e cremosa com uma temperatura de no máximo 60 graus para se tomar em goles. Aqui no Brasil existe o costume de acrescentar canela e chocolate na receita.
Média
Bastante tradicional nas padarias brasileiras, é conhecido no exterior como Latte ou Café Latte. Este café nada mais é do que uma mistura de café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. A sua textura deve ser um pouco menos cremosa do que o cappuccino mas também é uma grande delícia.
Café Cortado

Este é o tipo de café que é conhecido como Média em outras regiões do país, mas se chama desta forma em especial no estado do Rio Grande do Sul.

Conheça alguns tipos de café, do longo ao ristretto

Os nomes dos cafés variam bastante, tanto que até muitas vezes nos perdemos. Você sabe a diferença entre um café curto e um ristretto por exemplo? Se não sabe, a seguir iremos dar algumas dicas interessantes, dadas por especialistas para esclarecer as diferenças que existem entre os tipos de cafés que são servidos.
Conheça o café curto
O café curto nada mais é do que café expresso de 25 a 35 ml na xícara de 50 ml. Ele é um pouco mais encorpado já que o contato com a água durante a extração é bem rápido, e por este motivo seus óleos essenciais ficam mais presentes.
Ristretto
Este é o café curtíssimo, com mais ou menos 15 a 20 ml de volume e é servido em uma xícara de 50ml. É considerado como o néctar do café, e é extremamente doce se for bem tirado.
O expresso brasileiro
O expresso brasileiro é apresentado em medidas de 40 a 50 ml em sua xícara cheia. Ele é servido com mais café já que na cultura brasileira estamos acostumados com a quantidade e não com a qualidade.
No Brasil não existe um padrão de 50ml de expresso, os outros países por sua vez adotam um máximo de 30ml de café para não perder ou para enfraquecer a presença dos óleos essenciais a mistura do café.
Espresso italiano
Levando em conta a quantidade existente de café, que varia de 25 a 35 ml, este café se parece bastante com o café curto, e o expresso, mas na maioria das vezes a diferença está nos blends. Conforme os baristas, esta receita é bastante cremosa devido a mistura de grãos robusta e arábica que ocorrem, resultando em um café mais aveludado e delicioso.
Café Carioca
O café carioca conta com 25 a 35 ml de café, mas é diluído em 20 ml de água quente, tornando a bebida mais leve e mais suave para quem prefere assim.

O café longo por sua vez, nada mais é do que uma xícara de 50ml cheia com café ou ainda conta com a adição de água quente. Este é muito indicado para quem não quer tomar muito café mas não se importa com a qualidade.

Conheça a seguir algumas máquinas de café expresso caseira com preços e para perfis


Muitas pessoas se perguntam qual é a melhor máquina de café para ter em casa, mas tudo depende do que você está procurando e quanto é que pode pagar. Caso seu café seja indispensável no dia a dia, é importante ter atenção para fazer uma boa escolha de sua máquina.
Por este motivo a seguir iremos dar algumas dicas de modelos disponíveis no mercado que oferecem um bom custo e benefício para os consumidores finais e que podem se adequar a várias necessidades e perfis de consumidores.
Entre todos os recursos existentes que estes equipamentos possuem, é importante que tenham um bom vaporizador de leite e moinho acoplados. Outros modelos tem um destaque por um manuseio simples e prático de ser feito.
Saiba que o expresso é o método de extrair o café que realça com mais intensidade as características de cada grão, e isto ocorre tanto para o bem como para o mal. Por isso conheça a seguir algumas das melhores máquinas do mercado.
Melody 3
Esta máquina custa em torno de R$ 450 no mercado, e pode ser encontrada nas melhores lojas de multisserviços do Brasil, inclusive lojas virtuais oferecem este produto.
Seu grande diferencial é que ela oferece uma facilidade extrema no manuseio, e ainda comporta 1,3 litros de água realizando ajustes de temperatura. Ela funciona com cápsulas de diversos tipos de sabores diferentes, com um design interessante são excelentes para um barista que está começando.
Pump & Steam
Este modelo custa em torno de R$ 650 e também pode ser encontrada em diversas lojas, o modelo possui uma compactação automática do café moído ou em pó, e ainda possui a opção de café em sachês. A máquina faz dois cafés ao mesmo tempo e oferece um bom vaporizador para o leite. De acordo com usuários este modelo faz cafés bastante razoáveis.
Existe no mercado uma série de modelos diferenciados, que oscilam na relação de custo e benefício, por isso uma boa pesquisa e identificar a sua necessidade é a melhor alternativa para verificar o melhor modelo de máquina de café para a sua necessidade.


Conheça a espécies de café arábica

O café é uma planta que pertence ao gênero chamado Coffea e falando um pouco sobre as suas espécies, as duas que são mais importantes no mundo são a chamada Coffea arábica ou café Arábica, e o Caffea canéfora ou café Robusta. Além disto existe uma outra espécie que é pouco menos conhecida que se chama Libérica. A seguir iremos falar um pouco mais sobre o café Arábica e as suas propriedades, mostrando porque este café se torna tão especial para os apreciadores.
Conheça o Café Arábica.
O Café Arábica é uma espécie natural das montanhas da Etiópia, e corresponde a mais de 70% da produção de café em todo o mundo, é o café mais comum existente no mundo inteiro. A planta é altamente adaptável a todo o tipo de clima, e por isso gera possibilidades de sabores diferenciados e todos deliciosos em cada região de cultivo.
A planta do café arábica normalmente surge como um grande arbusto, este eu pode chegar a mais de 6 metros de altura em sua fase adulta, com folhas em formatos esverdeados e ovais.
Como é feito o cultivo do café Arábica?
O cultivo do Café arábica ocorre da seguinte forma, após serem plantadas as árvores do Arábica, amadurecem em torno de 3 a 4 anos e a partir disto produzem a sua primeira colheita. Esta planta poderá continuar a produzir frutos por até 30 anos. Originalmente a planta cresce nas regiões montanhosas que possuem temperaturas altas, e é cultivado na América do Sul e também na América Central.
Seu aroma surge de forma intensa e oferece uma grande variedade de sabores, este café possui o gosto ácido e frutado, apresentando um teor mais baixo de cafeína do que os outros tipos de café.
Os grãos Arábica produzem um café mais fino e requintado, economicamente falando ele é mais valorizado devido seu aroma e sabor. As grandes cafeterias do mundo utilizam combinações feitas exclusivamente com esta espécie, gerando os chamados cafés mais nobres.
O Brasil, mundialmente falando, é o maior produtor de café Arábica de qualidade e possui plantações em todas as regiões.


Conheça a espécie de café Robusta

O Café Robusta possui sua origem na zona equatorial do Congo e também da Nova Guiné, e corresponde a um equivalente de 30% de toda a produção mundial de café. Este tipo de café possui algumas características inferiores ao café Arábico. Conheça a seguir um pouco mais sobre o café Robusta.
No café robusta, sua fava surge de tamanho menor e menos pontiaguda em suas extremidades, e possui uma tonalidade que surge de cor marrom escura, apresentando um sabor leve e amargo sem variações. Este é um tipo de café considerado neutro e encorpado com uma concentração maior de sólidos solúveis e um maior teor de cafeína também.
Como funciona o cultivo do café Robusta?
O cultivo do café Robusta ocorre da seguinte forma, as árvores precisam ser plantadas inicialmente e atingir uma altura de até 10 metros, a partir disto seu fruto precisa de um ano para amadurecer, e produzem a sua primeira colheita depois de 3 a 4 anos de plantação. A espécie possui uma longevidade que fica entre 20 a 30 anos de idade.
Esta é uma planta que prefere condições equatoriais com temperaturas próximas dos 30 graus e uma pluviosidade anual de 1500 milímetros. Este tipo de café cresce nas regiões baixas com altas temperaturas, é cultivado na maioria das vezes na África ocidental e na África central, sudoeste asiático e também na América do sul onde possui a maior plantação do mundo, no Brasil.
O valor comercial deste tipo de café é menor do que o Arábica, e apesar de tudo isto, ele possui uma grande aceitação no mercado norte americano e europeu. Tudo isto se deve por ser usado na fabricação dos cafés solúveis e ainda por contar com mais substâncias solúveis comparando com o café arábica.
Seus grãos torrados tem uma forma arredondada e irregular, aparecem em tonalidades amarelo e esverdeada além de contar em torno de 2,5% de cafeína. É interessante citar que a bebida que se obtém depois da torra do café Robusta é caracterizada por corpo e gosto achocolatado com um sabor considerado persistente.
Dentre as variedades da planta existem a Kouillou, Guarini, Laurentii, Oka, Uganda, entre outras.


Conheça 8 Curiosidades sobre o café Você já se pergunt

e assim como outros costumes, possui uma explicação que misturam conceitos culturais com históricos. Algumas outras curiosidades sobre o café atravessaram séculos que nem explicação plausível tem mais.  Você saberia, por exemplo, saber dizer por que o café tem essa denominação? Então veja 8 curiosidades sobre café que você provavelmente não sabia até agora.
1 – As cores do café dizem sobre seu gosto
É comum identificar um gosto mais forte ou mais fraco ao tomar café e a maioria acha que é pelo excesso ou falta do grão ou pó. De fato isso também acontece, mas o gosto forte e fraco do café vem mais da cor de seus grãos. Aqueles mais escuros têm menos cafeínas e com isso são mais fracos do que os cafés claros, que possuem mais quantidade dessa substância e o gosto mais apurado.
2 – O café mais caro do mundo é obtido a partir de fezes
Se você fez aquela cara de “Como assim?”, não ache que é piada ou uma lenda urbana. Inclusive a origem desse café era de fato tratado como tal até 2004. O Café Civeta tem origem na Indonésia, sendo gerado a partir de grãos colhidos das fezes de um animal chamado Civeta, por isso o nome da bebida.
O animal consome grãos de café junto com outra alimentação e após ser digerido excretado as fezes são colhidas e vendidas para o preparo da bebida. O quilo do Café Civeta pode custar até 600 dólares. Aqui no Brasil há uma produção semelhante feita a partir das fezes de uma ave chamada de Jacu.
3 – Café contra o câncer de próstata
Vários estudos já foram feitos sobre o café e um deles mostra que esta bebida é muito boa contra o câncer de próstata. A medicina alternativa indica, então, o consumo de pelo menos 6 xícaras de chá com café para diminuir o risco de desenvolver a doença. Isso pode acontecer com até 20% dos casos.
4 – Café contra a depressão
Assim como previne contra o câncer de próstata, o café também é um bom aliado contra a depressão. Isso foi comprovado a partir de uma pesquisa realizada em 2011, onde dois grupos de mulheres foram observados e aquele onde as pessoas tomavam pelo menos 3 xícaras de chá com café desenvolveram menos de 15% de risco para a depressão .
5 – Café foi descoberto por cabras
Isso mesmo! O café foi descoberto no século 9 por um pastor que observou que suas cabras sempre que consumiam uma determinada planta ficavam mais excitados e alegres. Sem saber da origem de tal planta, o pastor levou os grãos para um santo da cultura mulçumana e ele desenvolveu uma bebida usando apenas os grãos dissolvidos e coados com a água.
A partir de então a bebida passou a ser consumida e assumiu diversas misturas e sabores ao redor do mundo.
6 – Mas foram os turcos que batizaram com o nome oficial
Apesar de que a histórias das cabras terem acontecido provavelmente na região da Etiópia, o nome mesmo demorou um pouco para ser oficializado. A palavra “Café” vem do termo árabe “qahwah”. Os turcos então traduziram este termo para “kahve” e daí então surgiu o termo oficial. A palavra está relacionada à vinho, devido a cor e o sabor da bebida ser semelhante em seus primeiros tempos.
7 – Bebida mais popular do mundo
Se um dia você achou que a cerveja fosse a bebida mais popular do mundo, como muitos afirmam, na verdade é o café o dono desse título. A primeira casa de café foi fundada em 1475 em Constantinopla e desde então muitas outras seguiram a linha. Isso resulta em 500 bilhões de xícaras de café aproximadamente consumidas no mundo por ano.
8 – América do Norte gasta 30% de sua água com café
Em todo o continente norte americano, 30% da água consumida pela população é para o preparo do café. Este é um número bem considerável levando em conta o resto do mundo.


Então, conta qual desses fatos você já conhecia sobre o café e também qual deles lhe chamou mais atenção?

Como preparar um bom café de solteiro

Você pode ter há pouco se mudado, e não ter nem mesmo panelas, talheres, cama, enfim, tudo pode se arrumar com o tempo. Antes de começar a se preocupar, procure fazer um café. O café é uma grande paixão nacional, assim como as cervejas, mas se você precisa do café para ter um primeiro contato com o mundo depois de acordar, não perca as dicas que iremos dar a seguir.
Como preparar um bom café com uma cafeteira elétrica
Se você é solteiro, e sozinho, a cafeteira elétrica é perfeita para quem quer tomar um bom café e normalmente tem pressa, o que provavelmente é o seu caso. Este tipo de cafeteira é mais prático e lida com o aquecimento da água sozinha. A cafeteira elétrica possui um jarro e uma superfície aquecida para manter a bebida em temperatura ideal por mais tempo.
Para utilizar o equipamento é necessário encher um recipiente com água e ligar o seu interruptor para que a cafeteira possa começar a operar. Depois disto espere até que o café possa ser passado. Em alguns aparelhos diferenciados você nem mesmo precisa ficar cuidando, a própria máquina desliga sozinha depois de seu café estar pronto.
Cada máquina conta com um tipo de preparo diferente. Procure utilizar uma colher medidora para acertar as quantidades de pó de café. Além disto procure se certificar de que o recipiente de água está com a quantidade adequada para o pó que for utilizado e siga as informações do seu manual.
Como fazer o café com cafeteira de espresso
O preparo de um bom café espresso varia conforme a máquina que você utilizar. As máquinas por exemplo que tem sachês e cápsulas não tem segredo algum, normalmente é só se encaixar e deixar o aparelho fazer tudo sozinho. Agora na utilização de pó de café a coisa muda um pouco de figura.

O café moído por exemplo, deverá ficar disposto em um filtro de forma compacta, e se utiliza uma quantidade de mais ou menos 7 a 8 gramas de pó de café para ter uma dose desejada. Siga as indicações citadas no filtro e explore o melhor possível o manual da máquina que você adquiriu. Certamente desta forma você terá um café perfeito, que será uma delícia.

Como incrementar seu café básico de cada dia

A temperatura da água, a textura dos grãos, os tipos de filtros e a forma de preparo. São diversos fatores que influenciam na hora de fazer um café saboroso. Por isso veja algumas dicas a seguir para fazer um café perfeito.

São vários os métodos de preparo caseiros, o que é ideal é que você possa escolher o que mais gosta dentre alguns deles.
O coador e o filtro
Este é o mais comum nas casas brasileiras. Os mais indicados são os filtros de papel descartáveis, com um suporte do tamanho correto. Se utilizar o filtro de pano, procure se lembrar de o lavar apenas com água. O pó de café certo, para este método diferenciado deverá ser moído em tamanho médio, nem tão fino e nem mesmo tão grosso.
O french press
Este é o método de preparo por uma cafeteira que é equipada com um êmbolo diferenciada. Nela o café moído é misturado com água dentro do recipiente onde deverá ficar por pelo menos cinco minutos. Depois disto é importante se pressionar o êmbolo para separar todos os resíduos do seu café. O pó precisa ser moído com uma textura mais grossa.
O aero press
Saiba que aqui o café é preparado por uma pressão que é exercida por um êmbolo mas que inclui um filtro de papel. Este é considerado como o preferido de todos os baristas porque pode combinar com uma pressão de espresso e a pureza do coado. Além disto o pó indicado é moído de forma média a grossa.
Cafeteira italiana
Esta é uma das máquinas mais simples para preparar o café em casa. A cafeteira possui três partes. Uma base para a água, um filtro para o pó de café e um coletor onde o café pronto será armazenado. Funciona por uma pressão de água quente, e o pó indicado é o médio grosso. São vários os modelos no mercado que podem ser adquiridos com valores bem baixos.
Com isto temos deliciosos cafés que podem ser consumidos da melhor forma possível, e isto poderá fazer toda a diferença na hora de servir esta delícia.