WHAT'S NEW?
Loading...

Saiba a seguir como funciona o processo de secagem do café

Para quem é um bom conhecedor da bebida, meio gole de café basta. A espécie do grão, a cor da torra, e a altitude da plantação de café são informações bastante básicas que precisam ser verificadas na hora de adquirir um bom café. A seguir você irá conhecer um pouco mais sobre o tipo de secagem que passam os grãos de café antes de sua torra.
Um mesmo fruto, é secado de quatro formas diferentes, a primeira é a natural, a segunda é a natural despolpada, a terceira é a despolpada, e a quarta é a lavada, e depois disto os cafés passam por uma mesma torra e moagem seguindo para a chamada prensa francesa.
Veja um pouco mais sobre o processo de torra dos grãos
No caso de grãos de café da espécie Mundo Novo Vermelho, os frutos passam por processos distintos antes de serem torrados.
Ao natural, o grão acaba sendo maturado ao máximo no seu pé, até que possam murchar e ser lavados para secar no sol. Enquanto o café acaba secando na árvore, fica acumulado o açúcar, mas ele está também suscetível a problemas de umidade e de calor, podendo fermentar no pé de café por exemplo. Tudo isto dependerá basicamente das condições do clima.
Os grãos por sua vez demoram um pouco menos no pé para que se façam os processos que conhecidos como natural despolpados. Depois que os grãos estiverem maduros, mas não completamente secos, os grãos são colhidos e lavados para que as peles possam ser retiradas, e depois apenas é que são levados para secarem ao sol.

O método mais utilizado no Brasil é o que faz o nosso café ser o melhor do mundo. Nos processos com os grãos já bastante maduros, é possível que seja levado o café para um despolpador para perder a sua casca e parte da sua mucilagem que cobre as suas sementes. Estes são lavados e levados de forma direta para o sol, é bom fazer os quatro cafés ao mesmo tempo para perceber as diferenças de processos. Além disto é interessante se começar pelo café que passou por este método, por ser o mais equilibrado de todos, tanto na sua doçura, como na sua acidez, servindo de uma boa referência para as provas dos outros pós de café.

0 comentários:

Postar um comentário