WHAT'S NEW?
Loading...

Saiba como funciona o processo de Torra do café

Saiba que toda a indústria de torrefação e moagem do café, devido ao seu grau de dependência que historicamente se mantém com relação ao governo, tem um desenvolvimento bastante lento, e todas as iniciativas dos empresários são bastante inibidas. Estes são fatores que junto da falta de reversão dos lucros determinados da própria indústria puderam dar ao setor um pouco de fragilidade.
Saiba que a torrefação de grãos de café é uma arte bastante autêntica, e é um processo que ocorre de forma de indução pelo calor, o que amplia toda a complexidade química do café. O café torrado em grão é o chamado endosperma beneficiado do fruto maduro de várias espécies do gênero coffea, como por exemplo podemos citar o coffea arábica, ibérica, canéfora, tudo isto submetido a um tratamento de forma térmica adequada até que possa atingir um ponto de torra escolhido.
O aroma do café após a torragem
Saiba que o aroma do café verde possui uma série de substâncias voláteis diferenciadas, e o café torrado possui mais de 800 delas. Este é um processo que permite se aproveitar um sabor e um aroma e sem a sua existência nenhum dos elementos do café pode ser apreciado no produto final. São muitos os trabalhos desenvolvidos para relacionar uma composição química dos grãos com o grau de torrefação para termos cafés bastante diferenciados.
Saiba que um grão de café maduro perfeito tem uma composição de células com paredes grossas, que possuem de cinco a sete mícrons, uma grande exceção no reino vegetal. Durante todo o processo estas células acabam atuando como pequenos reatores onde acontecem as reações químicas chave provocadas pelo calor, o que gera uma fragrância e o sabor sedutor do café. As células verdes dos grãos de café acabam apresentando as suas paredes bem mais finas.

Os grãos não amadurecidos por sua vez são desprovidos de proteínas importantes, precursoras aromáticas e que se desenvolvem nos últimos estágios de amadurecimento. Os grãos de café fermentados porém compõem-se de células que perderam estes ingredientes devido a quantidades de mofos ou bactérias.

0 comentários:

Postar um comentário