WHAT'S NEW?
Loading...

Você e seus funcionários sabem fazer o café expresso perfeito? Saiba algumas dicas que podem lhe ajudar neste sentido.

Você e seus funcionários sabem fazer o café expresso perfeito Saiba algumas dicas que podem lhe ajudar neste sentido
Entenda que para fazer o café expresso perfeito é importante levar em conta alguns fatores, e estes fatores poderão fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu café expresso. Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar a preparar um delicioso café expresso em sua cafeteria, digno de baristas internacionais.
Atenção a cremosidade
O creme do café deverá sempre servir para manter a temperatura e preservar o aroma do café. Esta é a espuma dourada que fica na superfície, que deverá ser cremosa e consistente. Para testar procure acrescentar uma colher de açúcar e observar, se o açúcar descer lentamente, a sua espuma está perfeita.
O porta filtros
Este deverá ser mantido sempre encaixado no grupo, com um pó de café anterior. Isto poderá contribuir para manter o seu porta filtros aquecido e para que seu café possa sair na temperatura ideal.
As xícaras.
Não é algo aconselhável empilhar as xícaras no seu esterilizador, caso a xícara esteja fria, consequentemente seu café irá ficar frio.
Atenção também ao moinho.
O moinho precisa ser regulado de forma correta conforme a qualidade do grão do café que for utilizado, e ainda a moagem dependendo do café deverá ser fina ou grossa, e isto ainda interfere no funcionamento da máquina e na qualidade final do seu café. O tempo ideal para extrair o café expresso deve ser de no máximo 30 segundos.
O refugo, ou a borra
Quando o pó de café do porta filtro é eliminado antes do preparo do novo café, o refugo deverá sair inteiro sem despedaçar, e quase seco, essas características indicam que o moinho está regulado de forma correta.
Procure sempre se lembrar de:
Nas máquinas de dois ou mais grupos se você não utilizar todos os grupos eles poderão ficar entupidos, com resíduos de café, sempre procure alternar a utilização dos grupos.
Se você tiver uma máquina de café, procure sempre se lembrar de deixar o porta filtro que não estiver em uso em cima do seu esterilizador de xícaras para o manter sempre aquecido.



Veja porque você deve beber café todos os dias

úde. De fato, o excesso pode causar riscos, mas isso acontece com qualquer tipo de alimento. Esta bebida que existe há mais de 700 anos foi descoberta na região da Etiópia e se tornou uma febre no mundo inteiro.
Atualmente mais de 65 países são responsáveis pela produção de café no mundo inteiro e o Brasil está entre os que têm mais destaque em tal setor. O café brasileiro é, inclusive, os dos mais solicitados em cafeterias do planeta. Agora, quem disse que você deve suspender essa bebida deliciosa é porque não conhece os benefícios por trás dela. Quer saber quais? Veja mais abaixo porque você deve beber café todos os dias.
Café é rico em antioxidantes
O café é uma das bebidas que mais possuem antioxidantes e que você consome com facilidade. Em 2005 um instituto de pesquisa dos Estados Unidos comprovou que a população norte americana não consome antioxidantes provenientes de nenhum outro alimento a mais do que o café.
Comumente as dietas indicam o consumo de frutas e verduras para a reposição de antioxidantes em seu corpo, mas a medicina afirma que o corpo absorve muito mais rapidamente e de forma eficiente tais componentes quando partem do café.
Café é um agente eficiente como o estresse
Por ser considerado o mal do século, comumente centros de pesquisas realizam estudos para achar saídas contra o estresse. A universidade coreana Seoul National University também contribuiu para tais pesquisas analisando cérebros de dois grupos de ratos. Um deles tinha acesso à café sob forma de grãos e bebida e outro não.
Foi constatado que o grupo de ratos que consumia café com frequência, sofreu uma alteração nas proteínas do cérebro, fazendo com que eles se sentissem mais excitados e estimulados à atividades. Comprovou-se também que o estresse causado pelo falta de sono também desaparecia.
Café é um ótimo aliado para problemas de fígado
Se você sofre com qualquer tipo de problema no fígado, pode passar a consumir mais café e perceberá que os sintomas do mesmo desaparecerão. A bebida também pode ser consumida como uma espécie de preventivo. Pessoas que tomam pelo menos uma xícara de café por dia e consomem muita bebida alcoólica, têm os níveis de desenvolvimento de uma cirrose hepática reduzida para 20% apenas.
Da mesma forma, o café favorece a prevenção de câncer no fígado e outras doenças ligadas à este órgão.
Mulheres que tomam café têm menos chances de sofrer com câncer de pele
Esta também é uma comprovação feita a partir de pesquisas. Dessa vez a descoberta foi obtida pelo hospital focado em doenças femininas Brigham and Women's Hospital e também pela faculdade de medicina Harvard Medical School. As duas instituições realizaram pesquisas em 113 mil mulheres dos Estados Unidos, observando o comportamento de seu corpo ao longo de 20 anos.
O resultado foi que aquelas mulheres que consumiam pelo menos 3 xícaras de café por dia desenvolveram menos chance de ter um células cancerígenas no organismo. Com isso, reduziram consideravelmente os casos de câncer de pele.
Café mantém o cérebro mais saudável
Você já leu anteriormente que o consumo de café melhora as proteínas do cérebro, lembra? Levando em conta esse fator, médicos da universidade de Miami que todas as pessoas com idade superior a 65 anos e que mantiveram o hábito de beber café diariamente, desenvolveram menos chance de terem o Mal de Alzheimer.
Aquelas que, ainda fazendo o uso do café, desenvolveram a doença, tiveram um saldo de 4 a 5 anos além da média. A conclusão é que as proteínas do cérebro se mantêm mais ativas e com funcionamento mais regular por mais tempo do que as das pessoas que não fazem uso da bebida.
Café deixa você mais inteligente

A rede CNN divulgou em uma reportagem que o consumo diário de café ativa células de seu cérebro mais do que qualquer outra proteína. Dessa forma ele fica muito mais ágil e inteligente, desenvolvendo capacidade de aprendizagem com muito mais rapidez do que aquela pessoa que não faz uso da bebida. Deve-se, contudo, tomar bastante cuidado com o excesso neste caso.

Veja novidades do verão no litoral Paulista no que diz respeito a café

Muitas bebidas refrescantes vêm surgindo, a base de café elas são um verdadeiro sucesso. Confira a seguir algumas novidades neste sentido.

Cada vez mais empresários vem inovando em suas bebidas à base de café. Os baristas que atuam nos pontos mais tradicionais da cidade de Santos por exemplo, criaram adicionais em seu cardápio de bebidas refrescantes, feitas a base de café, para que desta forma as pessoas possam experimentar as bebidas durante o verão. Dentre as bebidas mais curiosas temos a cerveja de café.
Conheça um pouco mais sobre a cerveja de café
A cerveja de café veio para Santos há menos de um ano. É uma bebida escura produzida na cidade de Ribeirão Preto com um equivalente de 6% do teor alcoólico. O especialista no assunto, barista profissional e renomado no mercado André Almeida explica que o objeto é criar sempre vários tipos de produtos que sejam a base de café. Não demorou muito tempo para que a cerveja pudesse começar a fazer sucesso, e empresários de outros lugares vão até as cafeterias da região para adquirir várias unidades.
Com isto o pessoal começou a gostar e comprar o produto, e quem desenvolveu a cerveja fez muito certo, houve uma grande mistura do gosto da cerveja com o gosto do café de forma perfeita. Para que você possa comprar uma cerveja com sabor de café é preciso gastar pouco mais de R$ 30.
A caipirinha do café também é um hit do verão.
Não é apenas a cerveja de café que faz sucesso. A partir disto a caipirinha de café é uma outra bebida que vem cada vez mais ganhando fãs. Ela que é gelada como a tradicional, mas com um gostinho de café, a bebida acabou sendo criada em Santos também e levou ingredientes de uma caipirinha normal com um plus é claro.
A grande diferença é que o gelo ao invés de água é de café. Os limões são cortados em várias etapas, macerados com açúcar da mesma forma, é utilizada cachaça de café que também é um tipo de produto industrializado diferenciado. Na receita ao invés de se colocar gelo normal, são colocados gelos de café, o objetivo é o consumo de uma caipirinha gelada e deixam a bebida com um gosto completamente diferente. Uma delícia.


Veja dicas para não se decepcionar na utilização das máquinas de café.

Se estou em dúvida se compro uma máquina x, y ou z qual delas é a melhor, como definir isso? Tire a seguir todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto, e que podem fazer toda a diferença na sua utilização.
Existem várias marcas de máquinas de espresso para utilização doméstica, as melhores possíveis são fabricadas na Itália, e geralmente pelas mesmas indústrias que abastecem o mercado profissional. A máquina de espresso é como um tipo de carro e que possuem modelos fora de série, top e linha, intermediárias e as populares. Com isto para ter em casa por exemplo uma La Marzocco GS/3 seria uma fora de série, devido a sofisticação e ao seu preço bem elevado.
Comprei um modelo mais popular, e não estou satisfeito com a qualidade do expresso, será que o problema está na máquina?
É bem provável que não, os fabricantes informam onde produzem os equipamentos como confiar, não divulgam dados técnicos importantes, em contrapartida vendem a um preço bem barato. Caso você tenha comprado uma dessas e está insatisfeito, não reclame, procure botar a mão na massa e tente a fazer funcionar da melhor forma possível.
O meu espresso saiu aguado e sem creme, existe um problema na nossa máquina?
Muitas vezes o barato sai caro na hora de investir em uma máquina de café, tudo porque elas não são automáticas, mas de toda a forma, procure cronometrar o tempo de extração do café, caso seu expressor antes de 20 segundos você terá de afinar a moagem do café ou compactar com mais força. O tempo que é ideal para um espresso normal, deverá ser algo superior a 20 segundos. Na realidade a maioria dos cafés pedindo um tempo ainda mais longo de 30 a 40 segundos dependendo do modelo.
Fiz uma moagem mais fina fina e compactei com mais força, mas agora o café não sai, o que aconteceu?
Você acabou exagerando, tente não compactar com tanta força ou moa o café ligeiramente mais grosso, cuidado com o porta filtro pressurizado, aquele que possui uma válvula que promete um café cremoso não aceitam uma boa compactação.


Veja conselhos para fazer um café perfeito na cafeteira Moka

Levando em cona que um bom espresso é o fruto de uma competência e técnica, toda a preparação do café em uma cafeteira moka é um ritual interessante pessoal que combina acima de tudo com a paixão, o gosto pessoal, e o conhecimento determinado de cada cafeteria.
Veja a seguir alguns conselhos para fazer seu café feito na cafeteira Moka
A qualidade da água é muito importante
Procure preferencialmente utilizar água mineral, bem como águas com calcário modificam o seu gosto do café, procure também não utilizar água já quente para diminuir o tempo de saída. A água deverá aquecer de forma gradual.
Invista na sua dose certa.
É interessante que você coloque água no recipiente de aquecimento sem superar o nível da válvula e encher de forma completa o filtro de café evitando os pressionar.
Em seu fogão a chama deverá ser baixa.
Quanto mais lenta for a ebulição, melhor deverá ser o café, e por isso não se arisque a queimar para evitar que a tampa da cafeteira tenha um vapor de água e ele caia, quando estiver pronto procure retirar a cafeteira do lume evitando que ferva e queime o seu café.
Procure também limpar com todo o cuidado a sua cafeteira todas as vezes que fizer o café, e não utilize sabão ou detergente, mas sim água quente, procure limpar seu filtro com muito cuidado para não deixar resíduos. Se uma cafeteira for nova ou não é utilizada por muito tempo, é interessante fazer dois ou três cafés com pouco pó antes de o utilizar normalmente. Depois da abertura verter o pó de café para um recipiente com fecho hermético, procure o conservar na geladeira para o aroma não ser alterado.
Atenção antes de saborear o café é importante.
Antes de servir o seu café, procure mexer o café com uma colher na cafeteira para uniformizar assim toda a sua densidade. Procure beber o mesmo logo que ele estiver pronto para saborear o máximo do seu aroma. Desta forma você terá um café delicioso e perfeito, que seu sabor poderá fazer toda a diferença.


Veja algumas dicas para preparar um bom café em casa

Durante a virada do século 18 e 19 já se fazia esta pergunta, qual seria a melhor forma de fazer café em casa?
Especialistas no assunto estudaram por anos a fio, e tentaram fórmulas diferenciadas até que puderam encontrar as melhores, dentre elas uma técnica para preparar o café sem o queimar, tomar o café frio e o fazer ferver por três quartos de hora.
Muito tempo se passou, e hoje existem técnicas bem mais simples e eficazes que podem ser aproveitadas para consumir café com uma boa qualidade.
Estes métodos permitem que se tenham possibilidades distintas, como uma extração mais ou menos rápida e filtros de vários tipos de materiais e designs.
Veja algumas dicas para fazer seu café em casa ficar delicioso.
Escolha grãos de boa qualidade
Este é o básico do básico para o café, é importante levar em conta os grãos que possuem a nomenclatura de “café especial” na sua embalagem. É importante não confundir com denominações como por exemplo café gourmet ou superior. Se tiver dúvidas, vale a pena preferir por marcas que tenham o selo da Associação Brasileira de Cafés especiais, a BSCA.
Prefira pelo grão Arábica sempre que possível.
Este grão, desde que bem cultivado, deverá ter grandes chances de produzir um ótimo café.
Vale a pena utilizar também o pó do café em três semanas no máximo. Neste período, procure evitar a geladeira, a umidade, a luz e também cheiros fortes. O interessante mesmo é manter o café em um próprio saquinho fechado, dentro de um recipiente com tampa hermeticamente fechada no seu armário.
Para evitar a presença de cloro, ou aquele característico aroma estranho do café, evite a água da torneira. Sempre para fazer café use água filtrada ou água mineral, elas não destroem os óleos essenciais do café.

Ferver a água corretamente é um dos segredos de uma boa bebida, procure depois de ferver a água, procure desligar o fogo, deixando descansar por um minuto. Este processo irá garantir que a temperatura não fique em 100 graus na hora de passar o café, o que acaba extraindo mais sabores amargos da sua bebida.

Truques para café de coador


Quando lidamos com os cafés tradicionais, a forma de preparar o mesmo acaba sendo um fator de baixa importância, pois a bebida invariavelmente terá um sabor mais monolítico, mais bruto e mais fechado, predominando o seu amargor e o sabor de uma bebida queimada.
Sempre que lidamos porém com café gourmet, a história é outra, já que existe uma grande suavidade e complexidade, além de uma grande riqueza de sabor, o que poderá ser bastante influenciada pelas formas de preparo de sua bebida. Por isso alguns pequenos truques poderão nos salvar de toda a frustração de um desencontro do café com o sabor que você espera dele.
Aprenda a seguir como realizar a filtragem do café, ou como fazer corretamente o café do coador.
Ao utilizar filtros de tecido tome alguns cuidados
Um sabor de pano certamente será inevitável, mas isso poderá se minimizar lavando o seu tecido com água fervente. Depois de sua utilização é importante lavar o mesmo normalmente deixando secar e depois o guardar. Uma sugestão é não usar o mesmo filtro por mais de quinze dias.
Filtros de papel
Para que você possa passar o café com filtros de papel e ter um resultado de qualidade, é interessante o lavar com água quente antes de utilizar.
Com este filtro, na hora de preparar o café é possível que verta um pouco de água sobre o pó que é colocado no filtro, procure umedecer todo o mesmo. Espere alguns segundos e apenas então procure colocar toda a água restante, colocando o máximo possível de água de uma só vez. Se você colocar água aos poucos nem sempre o pó irá entrar em contato por completo com a água.
Se você tem interesse em contar com um café mais suave e com menos cafeína possível, desprezar o final da água que fica no filtro é a melhor alternativa. É esta a água que terá ficado mais exposta ao café e impregnada de cafeína e sabor.
Cuidado com a água também é importante
Procure nunca ferver a água para passar café, deixe a água quase ferver, se por acaso a água ferver, desligue a mesma e espere em torno de 1 minuto e utilize a mesma normalmente. O truque final é escaldar todos os recipientes que devem receber a bebida.


Tipos de preparo de café

Levando em conta todo o processo de produção desta deliciosa bebida, saber preparar corretamente o café é fundamental. Tendo alguns cuidados básicos, acessíveis a todos é possível ter uma bebida deliciosa e digna de cafeterias em casa mesmo.
O seu preparo consiste em extrair o sabor e aroma do café torrado e moído através da água quente, e este preparo possui variações, estas determinam os processos de preparo, mas devem seguir algumas regras para que se tenha um bom café.
Conheça a seguir os tipos de preparo do café.
Adicionar uma água quente ao café torrado e moído, produz a bebida deliciosa que é o café, este é um processo chamado de infusão, e poderá ocorrer por filtragem, percolação, prensagem ou ainda pressão, cada um dos produtos produz tipos de bebidas diferenciadas.
O processo de filtragem
O processo de filtragem consiste em um pó que seja adicionado em filtros de papel ou filtros de pano, com uma adição de água quente e não fervente por cima. Este é um método bastante utilizado na cultura brasileira de preparo de café, nos coadores caseiros e cafeteiras elétricas, o que dá origem ao tradicional e delicioso cafezinho.
A percolação.
A percolação é um método onde coloca-se o pó de café no centro de um equipamento chamado moka, este posicionado em um fogão faz com que a água entre em ebulição ao pressionar o café em forma líquida para um recipiente. Esta é a forma mais comum de preparar café na Europa.
A prensagem
Em um recipiente de vidro, coloca-se o pó de café misturado com água quente e não fervente, e em seguida poderá se introduzir um filtro que deve ser pressionado por um êmbolo, este que poderá separar o pó do café que está pronto para ser consumido. Este método é um hit do momento, e é conhecido como Prensa Francesa.
O café na pressão
Este é conhecido como o café expresso, na bebida ele é moído na hora e colocado em um filtro que sofre pressão de água durante 30 segundos, gerando uma bebida muito cremosa e aromática.


Tipos de grãos de café

A grande maioria das pessoas conhecem o preparo do café e até arriscam a falar sobre o sabor do café, porém poucas pessoas conhecem os tipos de cafés existentes no mercado, pois com este conhecimento é possível até escolher o café ideal, de acordo com o preparo

            O café é um dos grãos mais importantes do mundo, pois esta bebida não está somente presente na grande maioria das mesas das pessoas de todo o mundo, mas também foi um dos protagonistas de grandes mudanças na economia de muitos países e um dos aspectos mais importantes a saber são os tipos de grãos que existem no mercado, pois cada tipo de grão possui as suas características. que definem o gosto da bebida de cada povo e abaixo uma breve lista dos tipos de grãos mais comuns:

      Robusta Africana: è um tipo de café que surgiu na África e que se caracteriza pela dureza do grão e é um dos mais resistentes do mercado e possui um sabor único e é um pouco perfumado e pode ter um teor de cafeina que pode chegar até a 4,5%.
      Arábica: um tipo de café que também é dividido em sub grupos e que teve a sua origem na Etiópia e é um dos grãos mais delicados para se trabalhar e tem um formato oval e possui coloração esverdeada e o seu cultivo é feito em muitos países da América do Sul e da América Central e o Brasil é um dos grandes plantadores deste tipo de grão, mesmo com os diversos tipos de climas existentes no país.

      Blend: esta é a mistura de diversos tipos de grãos, que possuem como objetivo fazer com que se tenha uma bebida com sabor bem harmônico e para quem deseja uma bebida bem mais sofisticada, pode optar por um blend que tenha somente grãos de café arábicos, porém na grande maioria destas misturas blend, se usa os grãos de café robusta e arábicos misturados, o que torna a escolha pelo grão ideal cada vez mais difícil,pois a gama de sabores é muito grande.

Tecnologias inovadoras no mercado economizam água no plantio de café

Para quem mora principalmente no estado de São Paulo, já está vendo os efeitos da seca e falta de água. Em muitas cidades do país, a utilização deste que é um líquido tão valioso já é um assunto antigo, mas as pessoas infelizmente não têm uma consciência neste sentido. E para que se possa economizar na utilização da água no campo, existem novas tecnologias que ajudam a racionar dentro do plantio de grãos de café. O processo ocorre através de um sistema para limpeza de águas residuais em um processo chamado de estresse hídrico controlado.
Conheça um pouco mais sobre estas novas tecnologias
Uma das novas tecnologias é chamada de SLAR, e tem como objetivos reduzir um consumo de água em mais de 76% através de sua reutilização. Depois que for utilizada ao processo de café, ela ainda servirá para a fertilização e irrigação do solo, ou seja, a adubação que leva todos os nutrientes para o solo. Além de tudo isto, os resíduos sólidos que sobram desta primeira etapa poderão se transformar em alguns tipos de compostos orgânicos.
Em seguida temos outra tecnologia que é conhecida por Estresse Hídrico Controlado, este tipo de tecnologia é baseada no controle de irrigação nas estações mais secas do ano. A partir desta tecnologia o produtor poderá interromper toda a distribuição de água por pelo menos 72 horas procurando sincronizar e uniformizar todo o crescimento dos frutos de café.
Este é um processo que aumenta consideravelmente a produtividade e diminui a operação das máquinas em mais de 40% reduz também a propagação de grãos mal formados em 20% e todos os seus custos com água e energia em mais de 35% o que é uma estimativa bastante interessante.
Como resultados das novas tecnologias, tudo isto poderá ser sentido no bolso, e também na consciência do produtor, o que irá economizar muito dinheiro e ainda irá poupar o líquido tão precioso auxiliando na produção para os amantes do café.
Cada vez mais existe por parte dos produtores esta necessidade de reaproveitar, já que a natureza está morrendo e o homem rapidamente precisa começar a correr atrás dos prejuízos.


Sustentabilidade do café brasileiro faz sucesso fora do país

O hábito de tomar café não é um costume totalmente brasileiro. Apesar de esta bebida ser um sucesso e do país ter um grande destaque na sua produção, os grãos são amplamente consumidos no mundo inteiro. Desde a época da colonização brasileira, o café plantador por aqui é exportado e tem grande valor lá fora. Com o avanço tecnológico e a mobilização da sustentabilidade, o Brasil ganhou ainda mais consumidores para esse tipo de comércio.
Acontece que parte do café plantado e colhido no Brasil passa por um processo muito mais sustentável até chegar ao mercado e na aparência do produto que você consome. Isso fez com que cafeterias e até mesmo revendas para consumo caseiro começassem a importar o café brasileiro e a consumi-lo com muito mais frequência. Saiba mais.



Consumidores pagam mais por café sustentável
Pensar nos efeitos de tudo o que você consome e produz faz parte da sociedade moderna e mais pensante. O planeta Terra está cada vez mais necessitado de recursos naturais para que toda a população tenha suplementos suficientes para viver. Se você não preserva o meio, os recursos acabarão e todas as suas necessidades básicas e vitais também.
É nítido esse caso quando se usa o exemplo da falta de água em alguns estados do país. Isso não é nada além do reflexo da falta de controle de toda uma população. É exatamente por esse tipo de fato que o café proveniente de fazendas de cultivo sustentável está em alta.
Na Europa, por exemplo, 250 gramas de café sustentável pode chegar a custar 20 euros, o que dá cerca de 60 reais. Já um café expresso feito dos mesmos grãos, custa 7 euros, o que dá aproximadamente 21 reais. O preço pode parecer alto, mas a certeza de estar consumindo algo que não agrediu ou agride o planeta é muito maior.
Brasileiro investe em café brasileiro mais sustentável
Foi pensando exatamente nesse tipo de consumo que o brasileiro Tiago Gawlinsk saiu do Rio Grande do Sul para Holanda e passou a investir mais em café brasileiro. O diferencial veio quando o comerciante percebeu que os grãos provenientes de fazendas sustentáveis vendiam muito mais.
A cafeteria “Casa Brazuca” vende apenas cafés importados do Brasil e em suas diversas variações de grãos. São 6 anos de trabalho no comércio empreendedor que fatura também em cima de uma ideia sustentável. Em janeiro, Tiago Gawlinsk deu uma entrevista para o programa Globo Rural, assim como foi destaque na revista da mesma marca.
Segundo ele, os consumidores holandeses questionavam primeiro da origem dos grãos em vez da qualidade. Para os clientes da cafeteria de Tiago, o que importa é saber se o café consumido não contém agrotóxicos e outros produtos que tirem a naturalidade dos grãos comercializados e também não prejudique a saúde quem tem toma a bebida.
Tomar café é um dos rituais mais antigos e tradicionais da humanidade
Tomar café ao redor do mundo acontece em diferentes épocas e de diversas maneiras. Cada país, dentro da sua cultura, consome café de um jeito bem particular e individual. Aqui no Brasil o “cafezinho preto” é servido com um acompanhamento que pode variar de pão, biscoitos, etc. Ele também é tomado sempre como uma espécie de digestivo após as refeições.
A forma de tomar café já mudou muito no decorrer da história da humanidade. Alguns avanços aconteceram, como o café em pó, o café solúvel, a criação das máquinas de café, entre outros. Houve um tempo em que a bebida industrializada era consumida em alto grau, mas parece que a necessidade de algo mais saudável inverteu-se.
É justamente por esse motivo que o café brasileiro vem fazendo tanto sucesso no mundo, principalmente na Europa. Enquanto por aqui ainda favorece a febre das cafeteiras elétricas, outros países voltaram a valorizar o produto mais natural. Grãos tostados brasileiros são vendidos em alta escala em todo o continente europeu.
Os dados acima são da empresa Ahold Coffee Company (ACC). Esta foi a primeira a investir em selos para cafés certificados importados do Brasil. Segundo os responsáveis pela mesma, 90% do público europeu busca por certificados para ter a certeza de que estão consumindo um café mais saudável e sem aditivos.


Saiba tudo sobre o café Libérica

O Café Libérica nada mais é do que um tipo de planta de café existente além do Arábica e Robusta que apresenta em torno de somente 1% da produção mundial do café.
Este que é originário da Libéria, é um tipo de planta um pouco mais resistente a pragas do que os demais tipos de cafés, mas de uma qualidade bem inferior, em contrapartida seu consumo é quase sempre local do lugar que é cultivado, e raramente é um café exportado. Os maiores produtores deste café no mundo é a Malásia e a Guiana.
Saiba um pouco mais sobre o cultivo deste café.
Após seu plantio, este café pode chegar até nove metros de altura, mas é cultivado normalmente entre uma altura de 3 a 6 metros. Historicamente falando, o café foi levado para a Indonésia para substituir as árvores de coffea arábica, estas que haviam sido destruídas devido a praga de Ferrugem mas nunca chegou a fazer um sucesso devido sua baixa qualidade. Este tipo de café até hoje é utilizado somente na composição das misturas, apesar de em um período o Libérica ser o queridinho entre os escandinavos.
Este café é tolerante a solos que possuem baixas quantidades de nutrientes e prospera apenas em climas quentes e úmidos. Este café precisa de pouco sol e poderá ser cultivado totalmente a sombra, permitindo até ser criado dentro de casa.
Uma informação interessante deste tipo de café é que seu gosto e aroma são comparáveis ao café Arábica, apesar de sua qualidade ser inferior e ele ainda ser mais caro do que cultivar outras espécies de café como por exemplo o Robusta, por isso não existe um cultivo tão popular quanto estas variedades do grão.
Uma curiosidade interessante é que muitos povos onde o café é cultivado, utilizam suas folhas para fazer chá, e este chá é riquíssimo em quantidades de cafeína, estas que se mantém em uma maior quantidade até mesmo que seus grãos de café. Por isso este café é muito utilizado em misturas e até mesmo em alguns tipos de chá preto existentes no mercado asiático.


Saiba tudo sobre o café Afogatto

para levar aquele calorzinho gostoso. Também é aquela bebida que as pessoas acabam recorrendo quando estão com sono, já que a quantidade de cafeína presente no café oferece muita energia.
Mas o que as pessoas acabam esquecendo é que o café é uma bebida extremamente versátil, e pode ser consumida das mais diversas formas. O sabor deste grão é tão marcante que muitas pessoas gostam de preparar doces com café, sendo que alguns acabaram se tornando muito famosos.
Uma receita interessante para as pessoas que gostam de combinar o sabor do café com outros sabores mais marcantes e o Afogatto. Como o próprio nome acaba entregando, a ideia geral do doce é afogar alguma coisa em café. Esta “coisa” no caso é uma bola de sorvete, o que acaba ando um sabor incrível e também um contraste de temperatura que também acaba dando um sabor mais interessante para o doce.
Curiosidades sobre o Afogatto
A sobremesa teria nascido na Itália, por isso acabou sendo definida por uma palavra neste idioma. Hoje em dia ela se tornou bastante popular em outros países, ganhando uma série de variações. A sobremesa tradicional não leva nenhum tipo de bebida alcoólica, por exemplo, mas existem receitas que acabam sendo feitas com licor.
Como fazer Café Afogatto
Para fazer um delicioso Café Afogatto você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 dose de café expresso
- 1 bola de sorvete sabor creme ou variações
- Chocolate com avelã picado para decorar
- Chantily
A receita é muito simples. Basta colocar uma bola de sorvete de creme em um pote de sobremesa apropriado, colocar o expresso quente por cima, polvilhar com o chocolate com avelã e decorar com um pouco de chantily. Está pronta uma deliciosa receita.
Uma dica para que sua sobremesa fique ainda mais saborosa é cuidar a qualidade dos ingredientes utilizados. A qualidade do sorvete fará toda a diferença no seu doce, bem como o sabor do grão do café utilizado.


Saiba tudo sobre as cafeteiras expresso

A seguir saiba qual é o modelo de máquina de café expresso que é ideal para o consumo de sua bebida.

São muitas as alternativas de funcionamento e de design, as cafeteiras expresso estão na moda e são o hit do momento. Por isso para quem gosta de café de qualidade, gosta de praticidade no preparo e uma variedade no sabor, estas cafeteiras oferecem ótimas oportunidades.
Como funcionam as máquinas de café expresso? Saiba o que você precisa para aproveitar o máximo delas.
Os diferenciais das cafeteiras expresso
O grande diferencial deste tipo de cafeteira é que elas fazem um café não apenas a parti do pó, mas em grãos e a partir de café prensado em sachês ou mesmo de cápsulas dispensando a utilização de filtros de papel.
O que gera o sabor diferenciado e mais encorpado ao café das cafeteiras é a sua forma de coagem por pressão mecânica ou de vapor. É a utilização de água quente pressurizada que garante aquela espuma cremos que fica por cima do café, o que é uma característica que o método de infusão das elétricas não consegue fazer.
Muitas cafeteiras expresso vem com recipientes que são vaporizadores de leite integrados, permitindo fazer cafés especiais como os modelos de cafeteira para cappuccino por exemplo e cafeteiras que preparam o macchiato.
Quem tem a máquina de café expresso como melhor opção?
Com um tempo de preparo bem menor, e um sabor perfeito para quem toma pequenas xícaras, as cafeteiras expresso vem fazendo o maior sucesso tanto em casa como no escritório. Existem máquinas que possuem reservatórios de tamanhos diversos, como as cafeteiras para duas xícaras inclusive com um preparo simultâneo.
Em contrapartida, mesmo nos modelos maiores, as máquinas de café são mais apropriadas para uma utilização doméstica ou em escritório de poucas pessoas, na maioria dos modelos a capacidade ocorre de forma reduzida. Se você tem interesse em uma cafeteira para o preparo de bebidas em grandes quantidades, vale muito a pena escolher outros tipos de cafeteiras que tenham uma capacidade maior.
Existem vários tipos de cafés que você poderá incluir em sua cafeteira expresso, tudo dependerá do fabricante, por isso vale a pena consultar as informações.


Saiba porque a água acompanha o café.

O ritual é sempre o mesmo, e lá surge aquele delicioso cafezinho acompanhado por um biscoitinho e um copinho de água. Esta água poderá ser gasosa ou não, mas está sempre por lá. As cafeterias fazem deste capricho um hábito.
Qual o casamento entre o café e a água.
Todo o casamento existente entre a água e o café é algo primordial desde a sua combinação como bebida. E um certamente não existiria sem o outro, a água está cada vez mais ganhando força na popularização dos cafés gourmets e cafés especiais do mercado.
A utilização da água gasosa, para especialistas serve para ativar as papilas gustativas antes de tomar café. E a água sem gás começou a ser servida em vários estabelecimentos depois de muito prejuízo nos dias de pouco movimento. Os comerciantes perdiam praticamente toda a água por não conseguir a servir antes que o gás acabasse.
Independente de ter gás ou não, o seu papel é bem importante para deixar a cavidade bucal pronta para valorizar os seus sabores totalmente singulares de um café mais do que especial. Agora o biscoito serve justamente para depois que se toma o café para incrementar mais ainda o sabor que foi deixado pela sua bebida.
Uma boa sugestão de especialistas é que se possa experimentar os cafés com e sem água e veja o que prefere. O que realmente importa no mundo da gastronomia é o que pode lhe agradar. Não existe o que seja certo ou errado, e nem algo que seja bom ou ruim, o que importa é o que você mais gosta.
Uma boa dica para alguém que quer um café diferente e delicioso, é uma receitinha clássica e diferente. Invista em um café com leite, com uma colher de chá de água de flor de laranjeira. Além de ser calmante e altamente digestivo, é uma delícia. O sabor ficará complemente diferente e é um outro excelente acompanhamento para consumir com o café. Assim você poderá aproveitar a sua bebida preferida das formas mais diferentes possíveis, e compartilhar só fará o sucesso da sua receita.


Saiba o que influencia no sabor e qualidade do café gourmet.

Um café perfeito é difícil de ser interpretado, já que pode ser excelente para uma pessoa e péssimo para outra, já que gosto é gosto. Em contrapartida existem vários itens que aumentam de forma considerável a probabilidade de um café ser considerado perfeito para a maioria das pessoas.
Qual a validade do café gourmet
Este é um item bastante importante, já que é muitas vezes ignorado na hora da compra, para uma qualidade final do café gourmet. Depois de ser torrado e moído o café começa a perder de forma rápida e precisa seu aroma, sua cremosidade e seu sabor.
Caso ele esteja embalado de forma adequada e armazenado corretamente depois de aberto, os grãos de café mantém a maioria das suas características por até 4 meses, e o grão torrado e moído terá até 3 meses depois de sua fabricação qualidade.
Sempre que você estiver comprando café gourmet, é interessante que você analise a data de fabricação ode sua embalagem, esta deverá ficar entre 1 a 2 meses da data atual. O frescor do café gourmet é um dos maiores benefícios que os apreciadores da bebida podem ter.
Qual o ponto perfeito de torra do café gourmet.
Saiba que a torra é um dos períodos de maior importância para a fabricação do café. E ela é definida por um tempo onde os grãos de café ficam expostos em cada uma das temperaturas. Todo este processo interfere de forma direta no aroma, no sabor, na acidez e na finalização do mesmo. Praticamente tudo poderá ser trabalhado ao longo da torra, e o mesmo café gourmet poderá ter características bem diferenciadas, de acordo com o ponto de torra que for utilizado.
Saiba mais sobre a variedade do café gourmet.

São vários os tipos de plantas de café arábica, assim como acontece com o vinho, e o tipo de planta deve influenciar de forma substancial nas características do fruto, e o sabor da bebida. Em algumas variedades como por exemplo o Bourbon é possível se acentuar mais o aroma e a doçura do café, enquanto outras, tem um corpo mais leve e uma acidez um pouco mais acentuada.

Saiba como preparar um café usando coadores de pano

Ainda é comum em diversas partes do mundo utilizar coadores de pano para coar o café, mas com a popularização cada vez mais massiva de cafeteiras automáticas, existe um risco de se perder esta tradição. A seguir você irá conhecer um pouco mais sobre como fazer um bom café coado em coadores de pano.

Quais são os passos para passar café corretamente em coadores de pano?
Para começar, procure colocar a água para ferver em fogo alto.
Em seguida procure colocar no coador um café torrado e moído o suficiente para a quantidade de café que irá fazer.
O coador de pano deverá ser colocado em um recipiente onde ele irá ficar, procure abrir bem a sua boca.
Em seguida, procure deixar a água ferver por tempo o bastante e derrame a água quente dentro do seu filtro. Caso ele não tenha um aro na ponta, é necessário o manter aberto com uma mão ou com palitos longos por exemplo.
Deixe a mistura descansar por pelo menos um minuto para que seu café possa ficar pronto.
Procure levantar o coador bem devagar, e deixe o café escorrer para o seu recipiente. O processo poderá ser apressado caso você esprema o coador com palitos para sair o café pelo fundo do mesmo.
Qual o melhor, o coador de pano ou o filtro de papel?
Saiba que o papel absorve os óleos essenciais do café, e faz com que ele perca seu sabor e aroma ao ser filtrado. O coador de pano, permite que o café passe por ele sem perder tanto seus óleos essenciais. Tudo isto resulta em um café mais encorpado e mais oleoso, você pode perceber que o café é bem diferente do café brilhante e cristalino que você possui na coagem em filtros de papel.
Os coadores de pano precisam ser apenas lavados com água, todas as vezes que forem usados e devem ficar em uma vasilha com água tampada dentro da geladeira. Mensalmente eles precisam ser trocados, se você faz café todos os dias é claro.


Saiba como preparar o delicioso café turco

uma série de lendas e histórias místicas envolvendo a bebida. E uma delas é a famosa possibilidade de leitura do futuro da borra do café. Trata-se do pó que fica depositado no fundo da xícara e que, de acordo com as imagens formadas, poderia dizer algo sobre o que o futuro reserva para que bebeu.
O café que é citado nestas histórias é chamado de Café Turco. E mesmo aquelas pessoas que não acreditam muito nestas histórias podem acabar apreciando muito a bebida, uma vez que o café turco é muito saboroso.
Apesar dele ser considerado muito tradicional na Turquia, o café também é encontrado em outros países que integraram o Império Otomano, como a Grécia e também o Oriente Médio.
Características do Café Turco
Uma das principais diferenças do café turco em comparação com o café tradicional que os brasileiros costumam tomar no dia a dia é a espessura do líquido. O turco acaba sendo muito mais grosso, com aspecto mais cremoso, do que o nosso. Justamente por isso o café acaba sendo servido em doses pequenas, e geralmente se açúcar.
Como preparar um café turco
Para preparar corretamente o café turco será necessário ter uma pequena cafeteira estreita, feita de cobre, chamada cezve ou džezva.
Além disso é muito importante que as pessoas acertem na escolha dos grãos de café que serão utilizados para fazer o café turco. Os mais recomendados são mocha, java e vienense. É importante também que o café seja moído na hora de forma extra fina.
Coloque uma colher de chá cheia de grão de café para cada xícara de 60 ml de café que será servido na cafeteira especial de cobre. Depois adicione uma xícara de água fria. Neste momento também é possível adiciona açúcar, caso a pessoa queira. Especiarias como aromatizantes também podem ser adicionados.

Misture com um garfo e leve a cafeteira de cobre ao fogo baixo até que o líquido comece a ferver. Quanto mais lento o calor, mais saboroso será o café. 

Saiba como funcionam as lavouras de café

O café é de qualidade sempre é produzido a partir de mudas criadas em viveiros. Todas as mudas são um resultado de uma seleção cuidadosa das melhores sementes, estas sementes geram como resultados sempre árvores sadias e resistentes, automaticamente o produto final é de grande qualidade.
Como deverá ser feito o plantio para termos um café de qualidade.
Para ter um café de qualidade, o plantio deverá ser feito em espaços projetados para permitir um crescimento saudável da planta e um trabalho de manutenção de todas as árvores, do solo e da sua colheita. Com isto as áreas que são destinadas a lavoura sempre são as mais valorizadas possíveis em cada região. Um ponto interessante a ser citado é que o café é uma das culturas que mais emprega mão de obra no Brasil, e que exige dos usuários cuidados durante o ano inteiro de cultivo.
A partir de dois anos depois do plantio, o cafezal estará pronto para produzir frutos, e pode viver por 25 anos sendo que as suas maiores safras acabam sendo as cinco primeiras sempre.
Toda a colheita no Brasil ocorre entre junho a outubro, o que inclui as fases de colheita dos frutos das árvores, de transporte, secagem, e ainda limpeza dos terreiros e mais o benefício ou seja, a remoção da casca e do pergaminho e a separação das plantas por seus tipos.
Aqui no Brasil a grande parte dos produtores de café acaba realizando as colheitas e retirando todos os frutos dos ramos ao mesmo tempo, em um processo que é chamado de derriça.
Em países produtores da América Latina e Central como por exemplo a Colômbia, a Costa Rica, a Jamaica, entre outros países, toda a colheita é feita fruto a fruto.
Estes processos de colheita geram cafés com diferentes qualidades e sabores. O Brasil por exemplo possui um dos melhores e mais saborosos de todos os cafés do mundo, o país exporta ainda o seu café para países no mundo inteiro. E os receptores adaptam os grãos criando suas tradicionais bebidas conforme a sua necessidade.
Por isso é fundamental sempre que você possa tomar café, costume apreciar os sabores e também os benefícios que a planta oferece para você.


Saiba como funciona o processo de Torra do café

Saiba que toda a indústria de torrefação e moagem do café, devido ao seu grau de dependência que historicamente se mantém com relação ao governo, tem um desenvolvimento bastante lento, e todas as iniciativas dos empresários são bastante inibidas. Estes são fatores que junto da falta de reversão dos lucros determinados da própria indústria puderam dar ao setor um pouco de fragilidade.
Saiba que a torrefação de grãos de café é uma arte bastante autêntica, e é um processo que ocorre de forma de indução pelo calor, o que amplia toda a complexidade química do café. O café torrado em grão é o chamado endosperma beneficiado do fruto maduro de várias espécies do gênero coffea, como por exemplo podemos citar o coffea arábica, ibérica, canéfora, tudo isto submetido a um tratamento de forma térmica adequada até que possa atingir um ponto de torra escolhido.
O aroma do café após a torragem
Saiba que o aroma do café verde possui uma série de substâncias voláteis diferenciadas, e o café torrado possui mais de 800 delas. Este é um processo que permite se aproveitar um sabor e um aroma e sem a sua existência nenhum dos elementos do café pode ser apreciado no produto final. São muitos os trabalhos desenvolvidos para relacionar uma composição química dos grãos com o grau de torrefação para termos cafés bastante diferenciados.
Saiba que um grão de café maduro perfeito tem uma composição de células com paredes grossas, que possuem de cinco a sete mícrons, uma grande exceção no reino vegetal. Durante todo o processo estas células acabam atuando como pequenos reatores onde acontecem as reações químicas chave provocadas pelo calor, o que gera uma fragrância e o sabor sedutor do café. As células verdes dos grãos de café acabam apresentando as suas paredes bem mais finas.

Os grãos não amadurecidos por sua vez são desprovidos de proteínas importantes, precursoras aromáticas e que se desenvolvem nos últimos estágios de amadurecimento. Os grãos de café fermentados porém compõem-se de células que perderam estes ingredientes devido a quantidades de mofos ou bactérias.

Saiba como fazer o seu próprio sabor blend de café gourmet

Antes de mais nada, é muito importante que você possa estar consciente de que desenvolver um bom blend de café gourmet é um processo um tanto trabalhoso, e para chegar nos sabores desejados é possível demorar um longo período.
Todos os resultados obtidos nem sempre são correspondentes ao esperado em um primeiro momento. Começando pelos grãos de café que cada safra possui, com aspectos únicos, estes que são influenciados através do clima, os ciclos realizados de chuva e sol, maturação, entre diversos fatores que acabam impactando consideravelmente no sabor final do café.
Uma mesma receita pode ter resultados diferente ao passar dos anos, e o ponto de torra resulta nos sabores distintos de uma mesma variedade de café arábica por exemplo. O grande diferencial do chamado Plano Expert é oferecer aos usuários uma boa oportunidade de testar nuances e conseguir sabores praticamente exclusivos. Um sabor de café gourmet que você nunca vai encontrar no mercado.
Como fazer um blend de café gourmet?
Inicialmente você precisa determinar as características do sabor que você quer em seu café. Se será encorpado e leve, amargo ou adocicado, com uma acidez acentuada ou não. Aromas fortes ou fracos, veja algumas opções disponíveis a seguir.
Escolha todas as suas variedades de café correspondentes a todas as características que você tiver escolhido. Você poderá ter escolhido até mesmo quatro variedades para misturar, e uma das variedades precisa se destacar.
Em seguida você precisa determinar qual é o percentual de cada variedade de café arábica que deve ser misturado para conseguir um sabor de café gourmet que você tem interesse.
Determine também os níveis de torra mais apropriados para acentuar as características que você mais gostar a cada variedade. Procure ver alguns detalhes da torra, cada variedade permite que você escolha o tipo de torra que é feito separadamente.
Defina a quantidade mensal e a moagem entre as várias opções de grãos para café expresso, cafeteria italiana, café turco e grão verde.
Finalize então o seu blend de café gourmet e faça a sua composição conforme a sua necessidade.


Saiba como armazenar o seu café, torrado e moído

O café de qualidade, a medida exata no seu preparo e ainda uma correta temperatura da água são apenas algumas regras para termos um bom preparo do café. Além de tudo isto, outros cuidados são necessários para que possamos conservar uma boa qualidade do produto.
Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar bastante para armazenar o pó de café.
O pó x grãos.
Saiba que o café, tanto em pó como em grãos poderá ser armazenado da mesma forma diferentemente do café em pó, o que poderá perder parte das suas propriedades em todo o processo de moagem, e precisa ainda de uma boa temperatura da água para a sua extração correta. Desta forma os cafés acabam tendo em sua extração os melhores aromas e sabores, além disto o café em grãos conserva muito melhor as suas características.
Caso o seu produto seja armazenado por exemplo na geladeira, ele deverá ser retirado antes e consumido apenas ao alcançar a temperatura ambiente.
Prefira adquirir embalagens menores
Assim que o café estiver aberto, se for mantido em temperatura ambiente, o pó de café dura em torno de 15 dias, e se for armazenado na geladeira, em torno de um mês. Por este motivo se o consumo na sua casa não for muito grande, o que é interessante é adquirir pequenas porções de café por vez, adquira embalagens de 250 ou no máximo 500 gramas e utilize o produto o quanto antes.
Mantenha o produto fora da luz
Os locais mais recomendados para deixar o pó de café são dentro do armário e bem longe da luz e de produtos que tenham odores fortes, como por exemplo temperos e produtos de limpeza. Este tipo de proteção ajuda na manutenção da essência de café.
Tire de sua embalagem
O que é mais recomendado é guardar o pó de café em um pote que tenha uma cor escura, deixando assim o mesmo sempre longe de exposição da luz, da umidade e do calor. Se você não tiver um pote escuro, vale a pena manter o café dentro de sua embalagem original, desde que ela esteja bem fechada.


Saiba a seguir como funciona o processo de secagem do café

Para quem é um bom conhecedor da bebida, meio gole de café basta. A espécie do grão, a cor da torra, e a altitude da plantação de café são informações bastante básicas que precisam ser verificadas na hora de adquirir um bom café. A seguir você irá conhecer um pouco mais sobre o tipo de secagem que passam os grãos de café antes de sua torra.
Um mesmo fruto, é secado de quatro formas diferentes, a primeira é a natural, a segunda é a natural despolpada, a terceira é a despolpada, e a quarta é a lavada, e depois disto os cafés passam por uma mesma torra e moagem seguindo para a chamada prensa francesa.
Veja um pouco mais sobre o processo de torra dos grãos
No caso de grãos de café da espécie Mundo Novo Vermelho, os frutos passam por processos distintos antes de serem torrados.
Ao natural, o grão acaba sendo maturado ao máximo no seu pé, até que possam murchar e ser lavados para secar no sol. Enquanto o café acaba secando na árvore, fica acumulado o açúcar, mas ele está também suscetível a problemas de umidade e de calor, podendo fermentar no pé de café por exemplo. Tudo isto dependerá basicamente das condições do clima.
Os grãos por sua vez demoram um pouco menos no pé para que se façam os processos que conhecidos como natural despolpados. Depois que os grãos estiverem maduros, mas não completamente secos, os grãos são colhidos e lavados para que as peles possam ser retiradas, e depois apenas é que são levados para secarem ao sol.

O método mais utilizado no Brasil é o que faz o nosso café ser o melhor do mundo. Nos processos com os grãos já bastante maduros, é possível que seja levado o café para um despolpador para perder a sua casca e parte da sua mucilagem que cobre as suas sementes. Estes são lavados e levados de forma direta para o sol, é bom fazer os quatro cafés ao mesmo tempo para perceber as diferenças de processos. Além disto é interessante se começar pelo café que passou por este método, por ser o mais equilibrado de todos, tanto na sua doçura, como na sua acidez, servindo de uma boa referência para as provas dos outros pós de café.

Quanto devemos consumir o café por dia?

O café é um tônico bastante reconfortante de todas as manhãs, seu odor é embriagante e delicioso, envolve quem está por perto e nos desperta. Afinal de contas quem é que não gosta de uma boa xícara de café depois das refeições ou ainda no café da manhã, não é verdade?
A maioria das pessoas são adeptas a bebida, mas quanto ao ser saudável ou não, e quantas sãos as xícaras que podemos consumir por dia é o que iremos falar a seguir. Por isso se você é um amante da bebida, não perca as informações que iremos conceder a seguir.
Veja cinco razões para achar o café uma bebida saudável
O café é repleto de antioxidantes
A bebida é um grande tesouro dos antioxidantes, cromo, pré bióticos, vitaminas e também os tocoferóis. A grande verdade é que o poder desta grande bebida é bastante curioso, assim como uma pesquisa já realizada nos Estados Unidos indica que há alguns anos a maioria das pessoas possuem antioxidantes no organismo vindos do café, depois das frutas e verduras, já que geralmente consumimos muito mais café do que qualquer outra coisa.
O café ajuda a diminuir o estresse
Esta informação é interessante e chama muito a atenção. Consumir café altera as proteínas do cérebro, reduzindo assim os níveis de estresse, mas é importante ter cuidado, já que isto apenas funciona para quem consumir uma a duas xícaras de café diariamente. Caso consumirmos mais do que isso iremos conseguir um efeito contrário e que fará mal á saúde.
O café diminui consideravelmente sintomas de mal de Parkinson.
Muitos conhecem este tipo de informação, este é um dado que foi obtido a partir de estudos. É muito interessante saber que as pessoas que consomem a cafeína de forma habitual são menos propensas ao desenvolvimento do mal de Parkinson. E mais ainda, as pessoas que sofrem deste tipo de mal poderão encontrar uma boa ajuda neste tipo de bebida para conseguir controlar melhor os seus movimentos.
O café é ótimo para o fígado e aumenta o nosso ânimo

Devido a sua mistura de substâncias químicas, que atuam como protetoras, dentre elas podemos citar os carboidratos, lipídios, minerais, e outros componentes bioativos, todos estes elementos são excelentes para proteção do fígado. O café ainda atua como um grande antidepressivo natural.

O que pode fazer do café um bom café?

Os cafés existentes do supermercado possuem uma grande qualidade, mas ainda podem melhorar muito. Passam longe é claro de toda a complexidade dos cafés de baristas, normalmente eles são produzidos com frutos de maior qualidade e ainda torrados em pequenas quantidades há poucos dias do seu consumo, em contrapartida, os cafés estão muito melhores do que há alguns anos.
O que deverá ter o bom café?
O bom café deverá ter acima de tudo uma doçura natural, um aroma complexo e acima de tudo vivo, um copo e acidez, não é aquele ácido que faz você contrair as bochechas e não devem ser amargos em contrapartida.
Os bons cafés deverão sempre contar com uma doçura natural, um aroma complexo e vivo, corpo, acidez, e não devem ainda ser amargos.
Grandes empresas costumam entregar um café que o brasileiro gosta. E o café forte não significa que ele é ruim, existe um ponto de torra mais acentuado e um corpo mais intenso.
O que deve ser observado na hora de comprar um bom café?
Para que você possa comprar um bom café, é importante observar na embalagem da data de velocidade, quanto mais próximo se estiver dos limites de consumo, mais riscos de levar um pó deteriorado pelo tempo pode acontecer. A indústria do café sempre se defende, e diz que isto é um hábito de quem prova o café, e que um gosto de café velho seria uma sensação do provador que não representa a tecnologia da indústria.
Toda a tendência do provador acostumado a cafés especiais é minimizar o máximo possível as qualidades do processo industrial. Outra particularidade interessante é que a cor do café é importante, os grãos de maior qualidade perdem características quando são supertorrados e os seus defeitos acabam ficando camuflados pelo seu amargor. É importante preferir os pós de café com uma coloração mais marrom do que preto, quando mais escuro for o pó de café, mais amarga e mais adstringente deverá ficar a sua bebida.
A moagem do café também é importante, os pós com granulagem de talco devem ser evitados, pois muitos dos sólidos solúveis que são extraídos do grão e geram o amargor podem estar presentes também nestes grãos.


O que é um Blend quando falamos de café?

Consideramos um blend de café uma composição de grãos diferenciadas, assim como os vinhos são determinados.
Saiba que um blend de café é uma composição de grãos que contam também com seu assemblage ou seu corte, com isto os grãos de café poderão ser misturados para que possamos obter um máximo de variedades de qualidade na xícara de café.
Esta é uma mistura que poderá ser feita entre vários tipos de grãos ou entre cafés de regiões do mundo todo por exemplo.
Por isso o blend é uma mistura e não uma composição de cafés de partes homogêneas.
Toda a arte de fazer um blend é uma combinação dos cafés de várias origens, com uma característica complementar, bem como com uma acidez e doçura diferenciadas. O café é bastante encorpado mas com pouco corpo, além de terra clara e torra escura de uma forma que as melhores qualidades de sabor, de aroma, corpo e aparência possam produzir uma bebida deliciosa.
A maior parte das indústrias de café contam com seus próprios blends, e o grande desafio dos cafés é manter sempre o mesmo blend, o blend é um grande segredo industrial da maioria das empresas, pois os consumidores são sempre fiéis ao sabor de uma determinada marca. E se o sabor dos blends for considerado para os consumidores perfeito, a marca faz sucesso.
Qual a importância do creme do café expresso
A camada de creme do café expresso, que pode ser percebida também nos blends, impede as perdas de calor e aromas do espresso antes mesmo de ele ser consumido.
Saiba que o creme e não a espuma que se desfaz rapidamente, acaba ficando na xícara por bastante tempo, a partir disto o creme marca e adere as paredes da xícara.
Sempre que o creme é espesso e duradouro é um sinal mais importante de que o espresso foi bem tirado. A partir disto o preparador deverá sempre ficar atento a preparação odo seu creme. Caso ele não tenha se formado é porque a moagem estava grossa e o tempo de extração foi curto, automaticamente o café irá ficar fraco.


O que é o café orgânico

O Café orgânico faz parte da cultura de vanguarda, e foi a primeira cultura de alimentos cultivada com técnicas orgânicas. Toda a demanda deste tipo de café é bem elevada, e no Brasil temos uma grande tecnologia de produção que voltada exclusivamente para a produção deste grão e seu manejo de forma adequada.
Qual a realidade do consumo de café orgânico hoje no mercado nacional?
O consumo de cafés especiais, como por exemplo os cafés gourmets e orgânicos que são socialmente corretos cresce tanto no Brasil como no mundo inteiro. Toda a produção de ordem orgânica se revela como uma alternativa social, ambiental e econômica já que não contamina o meio ambiente e nem pessoas de forma direta e indiretamente envolvidas.
Este tipo de café além de agregar um valor maior ao seu produto final, gera uma bebida livre de agrotóxicos, com isto temos um sabor, aroma, corpo e doçura totalmente diferente dos outros cafés. Este é o café puro, rastreado e ainda embalado dentro de processos de qualidade bastante rígidos.
Como é feita a produção do café orgânico?
Apesar do Brasil ser o maior produtor no mundo de café, toda a produção dos orgânicos ainda não é algo excepcional. O México ainda é o maior produtor mundial deste tipo de café, e a maior parte deles é de sistemas sombreados.
O café orgânico é manejado seguindo princípios de agricultura orgânica. Onde sua adubação deverá ser feita com um plantio dos chamados adubos verdes nas entrelinhas dos cafeeiros. Toda a cultura orgânica poderá minimizar uma incidência das pragas e das doenças.
A opção por este tipo de produto não é algo apenas político, quem utiliza este café anuncia que não quer concordar com a utilização de produtos agroquímicos e quer que o planeta viva sem eles.

Outro diferencial é que o café orgânico é 100% livre de produtos químicos crescentes nos solos fertilizados com adubos orgânicos. Seus únicos aditivos são alguns compostos naturais, promovendo assim um crescimento de biomassa rica que acaba protegendo a terra de erosão. Para implementar a produção orgânica é importante esperar 3 anos para o solo ser purificado, para aí então se lançar um método de cultivo alternativo dentro dos princípios existentes de sustentabilidade social, econômica e também ecológica.

O que é a colheita tardia do café?

A colheita tardia começa oficialmente no mês de maio no estado de São Paulo, em contrapartida, as variações climáticas de cada uma das regiões poderão determinar algumas datas diferenciadas para os cafeicultores. O que se sabe é que a maior parte dos produtores se preocupam em fazer este tipo de prática entre os meses de maio e outubro, mas você por acaso sabe o que é uma colheita tardia? E o que ela poderá representar no sabor de sua bebida?

O que é o processo de colheita tardia?
O processo de colheita tardia permite que os frutos do cafeeiro sejam colhidos ao atingir seu grau máximo de maturação e começam a secar no pé. O amadurecimento dos grãos é feito na própria árvore, representando uma bebida mais adocicada naturalmente já que sua polpa perde a umidade e o açúcar começa a se concentrar apenas no pergaminho, ou seja a película que envolve a semente de café.
Este tipo de café é delicioso, e porque não encontramos facilmente cafés de colheita tardia nas cafeterias ou nos supermercados?
Este é um processo um pouco mais complicado de ser feito, e exige alguns cuidados como por exemplo, ele demanda de um controle rígido para que o café não passe do ponto de maturação que é desejado. Caso passar e o grão for submetido a muita umidade, ele poderá fermentar e comprometer toda a qualidade final da bebida.
O ciclo precisa ser acima de tudo respeitado, e muitos produtores acabam voltando até seis vezes em uma mesma árvore para colher os grãos maduros. O trabalho é mais do que dobrado no convencional, e conforme várias publicações sobre o assunto, esta é uma técnica bastante empregada no cerrado, onde existem invernos sem presenças de chuvas.
Qual o controle para o café de colheita tardia?
O café exige sempre um controle rígido para que os grãos não passem do ponto de maturação desejado, e qualquer tipo de falha, poderá trazer defeitos ao grão que se reflete na bebida final que possui baixa qualidade.

Caso tenhamos uma umidade alta, o grão apodrece gerando um café com gosto químico, do contrário poderá dar resultados incríveis e cafés muito saborosos.

O café expresso ou o tradicional?

Tomar um café é uma tradição brasileira, seja no dia a dia, como aquele café depois do almoço, para dar uma levantada para a tarde, ou em encontros com os amigos sempre acompanhado de um bom papo. O que não é á toa que o Brasil é um dos maiores produtores de café doi mundo.
O que pouca gente sabe é que além de deixar as pessoas mais acordadas, o café é ótimo para a saúde. O café oferece vitamina B e vários tipos de minerais, combate a radicais livres, prevenindo vários tipos de males e melhora a taxa de oxigenação do sangue. Mas com tantas situações e tantos tipos de café, qual é o jeito que mais irá combinar com você?
Saiba sobre a tradição italiana
O café expresso surgiu primeiro na Itália, onde existem vários apreciadores de café, e hoje em dia a presença é garantida em todo o mundo. Nesse modo de preparo a água é passada em alta pressão pelo café moído.
Com essa pressão é possível se conseguir uma bebida um pouco mais cremosa, chegando ate´mesmo a ter um pouco de espuma e como as máquinas já preparam tudo rapidamente, você consegue o café na medida certa da sua xícara.
Além e tudo isto, alguns dos modelos oferecem mais do que apenas o preparo de café permitindo que você possa colocar água ou leite quente em sua bebida.
Em um café um pouco mais sofisticado, ótimo para ser divididos com alguns dos poucos amigos depois de um almoço gostoso ou nas suas conversas da tarde. É ótimo que ele seja apreciado quando se está sozinho, e principalmente naquelas tardes nubladas onde o friozinho pede uma bebida quente.
O jeito brasileiro de consumir café
O modo de preparo mais comum é o café coado, que é aquele tipo de café que a gente está acostumada a comer em casa, a mistura é filtrada e a partir disto você tem um café pronto para tomar.

O filtro e o café devem ser utilizados sempre uma vez só, ou poderão interferir no sabor final da bebida. Este café pode ser mais prático e perfeito para quando você estiver cheio de visitas.